Dólar com. 5.1517
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6
28/05/2022 às 08h00

Geral

SMS define nova estratégia para administração da vacina BCG em Maceió

Medida visa evitar falta do imunizante, que previne contra formas graves de tuberculose

Aplicação da vacina BCG vai ficar disponível em quatro unidades de saúde de Maceió. - Reprodução Internet

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) passará a adotar, a partir de segunda-feira (30), uma nova estratégia de distribuição da vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), para garantir que as crianças menores de 5 anos continuem a ter acesso ao imunizante, que previne contra formas graves de tuberculose, tanto na parte alta quanto na parte baixa da cidade.

De acordo com a Gerência de Imunização da SMS, a medida foi tomada para otimizar o uso das doses recebidas pelo Município e reduzir perdas devido ao uso limitado a seis horas após a abertura do frasco da vacina, conforme a orientação do laboratório produtor.

“Realinhamos nossa estratégia de distribuição com base num ofício circular do Ministério da Saúde, que informou a limitação do estoque disponível da vacina BCG, em razão de dificuldades na aquisição deste imunibiológico. Isso resultou na diminuição do quantitativo de doses repassadas aos municípios, por isso também adotamos a orientação do uso operacional da vacina”, explicou a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim.

A partir de segunda-feira, a vacina BCG estará disponível em quatro unidades de saúde localizadas em diferentes regiões do Município. O atendimento aos recém-nascidos será disponibilizado um dia por semana em cada unidade, em dias alternados, dando oportunidade aos pais de buscarem a unidade mais próxima de sua casa no dia adequado, de acordo com a seguinte distribuição:

I Distrito Sanitário: II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, no Poço)

Sexta-feira – das 8h às 16h

II Distrito Sanitário: US Durval Cortez (Prado)

Quarta-feira – das 8h às 16h

VI Distrito Sanitário: US Hamilton Falcão (Benedito Bentes)

Quinta-feira – das 8h às 16h

VII Distrito Sanitário: US Ib Gatto Falcão (Tabuleiro)

Terça-feira – das 8h às 16h

Além de ocorrer nas unidades de saúde, a vacinação continuará a ser feita para os recém-nascidos também nas maternidades conveniadas ao SUS – Maternidade Escola Santa Mônica, Hospital Veredas, Hospital Universitário, Maternidade Nossa Senhora da Guia, Hospital da Mulher e Hospital e Maternidade Santo Antônio – sendo ministradas após o nascimento até o momento da alta hospitalar.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]