Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
28/05/2022 às 11h00

Geral

Expedição do Baixo São Francisco participa de Salão de Turismo em Petrolina

De 19 a 22 de maio, a Universidade Federal de Alagoas, por meio da Expedição Científica do Baixo São Francisco, foi convidada a participar do 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco, em Petrolina-PE. A estrutura do evento foi montada na orla de Petrolina e reuniu o trade turístico, instituições e prefeituras, atraindo um público diversificado de profissionais da área, estudantes, professores e jornalistas.

A equipe da Ufal, composta pelos professores Emerson Soares e Themis Silva, a mestranda em Recursos Hídricos, Hanna Costa, e a jornalista Rose Ferreira, apresentou o trabalho desenvolvido no Baixo São Francisco e lançou a 5ª Expedição, que acontecerá de 3 a 12 de novembro, com abertura na cidade de Piranhas-AL e encerramento em Penedo-AL. Durante o atendimento no estande, o público pôde esclarecer dúvidas; conhecer as 35 áreas de pesquisa da Expedição; manusear equipamentos expostos, como a sonda multiparamétrica e o Veículo Remoto Operado em Baixo da Água (ROV); e receber exemplares das Revistas Saber Ufal e das cartilhas educativas sobre plásticos e manejo de pescado.

No sábado (21), Emerson Soares, coordenador-geral das Expedições, proferiu a palestra "Contribuições das Expedições Científicas para o desenvolvimento sustentável da bacia do São Francisco", no auditório do Salão. A palestra reuniu pesquisadores, estudantes e amantes do Rio São Francisco, o maior rio inteiramente brasileiro, e revelou o resultado de pesquisas feitas ao longo dos anos, bem como as ações desenvolvidas para solucionar ou atenuar os problemas encontrados, tais como a falta de saneamento básico.

Dos 505 municípios percorridos pela Bacia do São Francisco, somente um faz tratamento de esgoto; os demais lançam os efluentes diretamente no rio, acarretando prejuízos ao meio ambiente, à pesca, à navegação, por conta do surgimento de macrófitas aquáticas, e à própria população. Outro problema preocupante na região do Baixo, que representa 6% da Bacia do SF, é a intrusão salina. "Muitos ribeirinhos estão sem acesso à água de boa qualidade, estão morrendo de sede na beira do rio. O índice de salinidade nas regiões de Piaçabuçu e Penedo está acima de 1ppm, enquanto a recomendação da legislação nº 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é de 0,5ppm. Isso sem falar em Penedinho, a 18km da Foz, onde esse índice chega a 4ppm. A sociedade civil organizada e os pesquisadores precisam estar atentos", destacou Soares.

Sobre as contribuições das Expedições para o desenvolvimento sustentável, foram citados exemplos como o da cidade de Piranhas-AL, que teve um aumento de 32% no turismo; a divulgação da região do Baixo pela mídia local, nacional e internacional; as construções de fossas agroecológicas; as doações de microtratores para associações em processo de certificação orgânica; as ações de educação ambiental desenvolvidas nas escolas públicas ao longo dos municípios alagoanos e sergipanos visitados; e o projeto de construção de um berçário de peixes, em São Brás-AL, para repovoamento do São Francisco.

Outro importante fruto da Expedição do Baixo teve destaque, ao fim da palestra, por meio da professora Thaís Guimarães, da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE): a região do submédio São Francisco terá sua primeira Expedição, de 14 a 20 de agosto. "É desafiador, mas estamos muito empenhados, sendo uma equipe interdisciplinar, com 48 pesquisadores dispostos a identificar as potencialiades, os pontos positivos e os pontos fracos dessa região grande e cheia de especificidades que é o submédio. Vocês do Baixo são referências e estamos felizes por essa parceria", ressaltou Thaís, em nome da coordenação local. Para a professora Danielle Gomes, da área de Ecologia da UPE, a Expedição do Submédio tem motivado bastante os colegas: "Com o diagnóstico que faremos da situação ambiental e social de toda essa região, esperamos conseguimos aplicar esse conhecimento integrado em prol dos ribeirinhos e dos povos originários que aqui habitam".

Tiago Holanda, doutorando em Geomorfologia Costeira na Universidade Federal Fluminense (UFF), foi um dos presentes na palestra e se sentiu entusiasmado com tudo que viu e ouviu. "Fico muito feliz em ver um projeto instigante e inspirador como esse. Projetos integradores nos motiva muito, porque vemos na prática pesquisadores transformando a sociedade. Vale a pena estudar e se dedicar à ciência!", confessou Tiago.

O Salão de Turismo do Vale do São Francisco foi uma iniciativa pioneira e continuará se fortalecendo a cada ano. "Em nome do comitê organizador do 1º Salão de Turismo, queremos agradecer o apoio mais do que institucional da Ufal e da Expedição; foi uma parceria mesmo. A palestra foi impactante e o atendimento no estande foi exemplar e brilhante. Parabéns à equipe e já quero aproveitar a oportunidade para reiterar o convite para o próximo Salão, que acontecerá em 2023, em Juazeiro-BA", pontuou Sérgio Martins, presidente da Cooperativa de Produtores e Empreendedores do Turismo e do Agronegócio do Submédio do São Francisco (Coopemvale) e organizador do evento.

A palestra "Contribuições das Expedições Científicas para o desenvolvimento sustentável da bacia do São Francisco" foi transmitida ao vivo e está disponível no perfil @expedicao_saofrancisco, no Instagram. A apresentação e os dados utilizados pelo prof. Emerson Soares podem ser acessados através do l1nq.com/OWge1.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]