Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
25/06/2022 às 20h00

Geral

Sesau prorroga campanha de vacinação contra influenza e sarampo até o dia 8 de julho

Grupos prioritários têm mais 15 dias para atualizar o esquema vacinal

Idosos acima de 60 anos estão no grupos prioritários, preconizados pelo Ministério da Saúde, (MS), para a vacinação contra a Influenza - Olival Santos/Ascom

A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo, que acontecem de maneira concomitante, foram prorrogadas até o dia oito de julho para os grupos prioritários, em Alagoas. A campanha iniciou dia quatro de abril em todo o país.

Os grupos prioritários, preconizados pelo Ministério da Saúde (MS), para a vacinação contra a Influenza são os idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Já a campanha de seguimento contra o sarampo, enquanto estratégia de vacinação indiscriminada, representa oportunidade adicional para captar crianças de seis meses a quatro anos de idades não vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, além de trabalhadores da saúde que precisem atualizar sua situação vacinal.

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI) de Alagoas, a prorrogação para os grupos prioritários ocorreu, porque as coberturas vacinais alcançadas até o momento no Estado encontram-se abaixo das metas estabelecidas para estas campanhas. Por isso, o PNI destaca a necessidade da adoção pelos municípios de medidas, como busca ativa de não vacinados e vacinação extramuros, visando melhorar o desempenho da vacinação nos municípios.

“Pedimos que todas as pessoas contempladas no público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde para as duas campanhas possam se vacinar. Desse modo, estarão se protegendo contra a Influenza, que pode resultar em hospitalização e levar ao óbito, bem como, contra o Sarampo, que pode deixar graves sequelas”, ressaltou a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Rafaela Siqueira.

SOBRE A INFLUENZA

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2022, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

SOBRE O SARAMPO

O Sarampo possui a maior taxa de transmissão entre as doenças virais. O Brasil recebeu o certificado de país livre do sarampo em 2016, pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas perdeu o título em 2019 devido a reintrodução do vírus em 2018 e a manutenção da circulação da mesma cadeia de transmissão por mais de 12 meses consecutivos.


Fonte: Ascom Sesau/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]