Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
29/06/2022 às 10h30

Geral

Fapeal apoia estudos sobre História do Nordeste

Núcleo de pesquisa “Escravidão e Sociedade na Época Moderna”, da Ufal, lança mais um livro

Livro é coordenado pelo professor Gian Carlo Melo, doutor em História - Divulgação

Mais um capítulo sobre a história de Alagoas é contado. Dessa vez, através da obra “Ensaios sobre Escravidão e Sociedade no Brasil Colonial e Imperial”, lançada neste mês pela editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).

O livro apresenta ao público leitor seis textos dedicados aos séculos XVII, XVIII e XIX e é fruto dos estudos do “Núcleo Escravidão e Sociedade na Época Moderna” (Nesem), coordenado pelo professor Gian Carlo Melo, doutor em História. O Nesem tem apoio do Governo de Alagoas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal).

A obra detalha, por exemplo, a questão dos embarcados, ou seja, quem cuidava dos navios e como era esse processo, e o outro explica como era feito o abastecimento dos que saíam do Recife, de onde eram trazidos os africanos que vieram para a região onde hoje é Alagoas, mostrando como a elite local estava articulada em países da África para conseguir fazer essa compra de homens e mulheres, que eram chamados de “peças”.

A Fapeal apoia o Nesem desde 2016, através do edital de Humanidades, e também financiou os dois últimos eventos do núcleo.

“Eu só pude congregar alguns desses pesquisadores, colocar eles em contato e pensar o que eles poderiam estar apresentando para formar essa coletânea a partir desses encontros. Isso é de suma importância para haver trocas científicas, indicação de documentação, novas descobertas, como o que Cândido Domingues e Suely Almeida apresentam, e a documentação que eu usei para falar sobre Alagoas e Santa Luzia do Norte, que é uma documentação raríssima no Brasil, o rol de confessados, literalmente uma lista de quem poderia se confessar na igreja; lembrando que Santa Luzia chegava até onde, hoje, ficam Maceió e Paripueira”, comenta o professor Gian Carlo.

Outro ponto de interesse explorado pela obra é a diversidade da produção colonial em Alagoas para além da cana-de-açucar. Três dos ensaios foram feitos a partir de pesquisas financiadas em Edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNpq).

Também assinam os estudos do livro Marcia Amantino, pesquisadora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Suely de Almeida, Luanna Oliveira, e Marcus de Carvalho, da Universidade Federal de Pernambuco; Cândido Domingues, da Universidade Estadual da Bahia e Paulo Henrique Cadena, da Universidade Católica de Pernambuco.

O livro “Ensaios sobre Escravidão e Sociedade no Brasil Colonial e Imperial” está disponível para compra em www.edufal.com.br.

PERSPECTIVAS

Atualmente, Gian Carlo Melo estuda o processo de chegada, através do Recife, dos africanos trazidos para o Brasil, e depois, a sua distribuição, a partir do Recife, que poderia acontecer tanto margeando o litoral, até Porto de Pedras, quanto a pé, pois se conhecem desde o Período Colonial as chamadas “Rotas do Sertão”, que passavam também pela região que hoje é Alagoas, e poderiam chegar até Minas Gerais.

Ele explica que essas rotas eram utilizadas principalmente na época da extração do Ouro (Século XVII), em que o Porto do Recife, o porto de Salvador e o Porto do Rio de Janeiro receberam muitos seres humanos escravizados.

“Mas ficando só aqui nas partes ao Sul da capitania de Pernambuco, território onde hoje é Alagoas, a gente pode imaginar que a população que queria consumir essa mão de obra escravizada dependia muito dos comerciantes do Recife, e Alagoas era uma localidade que contribuía para este cenário internacional de comércio de gente, já que alguns dos produtos que eram trocados, em especial o fumo, saía de Alagoas, ia para Recife, e no Recife, era embarcado como uma das mercadorias de troca por escravizados “em África”, explica o pesquisador.


Fonte: Ascom Fapeal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]