Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
29/06/2022 às 15h00

Geral

Junho Vermelho: Qual é a importância da doação de sangue?

Com apenas uma doação, até quatro pessoas podem ser beneficiadas

Divulgação

Junho é o mês dedicado à conscientização para doação de sangue. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue no país, o que corresponde a 1,6% da população brasileira. Embora o percentual de doadores esteja dentro da recomendação da OMS, de que pelo menos 1% da população seja doadora, é necessário aumentar esse índice, para manter os estoques de sangue em níveis seguros.

A psicóloga Carolina Mariz doa sangue regularmente há quatro anos. Ela conta que tinha curiosidade para saber como funcionava a doação. Na mesma época, ela viu uma postagem que pedia doação de sangue para uma pessoa e decidiu doar. Depois que viu que o processo era seguro e descomplicado, passou a ir com frequência.

“Gosto de pensar que um dia pode ser eu ou alguém próximo a mim precisando, e o melhor incentivo que posso dar é o exemplo. Além de trazer alguns outros benefícios, como isenção em alguns concursos, o lanche e até folga do trabalho. Uso isso para conscientizar quem está à minha volta”, relata.

Mitos X Verdades

A doação de sangue ainda é cercada por alguns mitos. Marta Cavalcante, professora do curso de Enfermagem da UNIT/AL, conta que alguns dos mitos são: com a doação, a pessoa ficaria sem sangue no corpo; o período menstrual é afetado; a doação daria fraqueza corporal; o sangue do doador afinaria.

“Medo de contaminação, falta de orientação e conscientização da importância do ato. Tudo isso impede a captação de novos doadores. Mas podemos mudar isso através de ações educativas, promovidas por utilidades diversas, tais como: sala de espera de atendimento assistenciais; propagandas; folhetos informativos, a respeito da conscientização da necessidade de seres humanos que dependem de sangue como esperança de vida”, explica Marta.

A professora ainda complementa: “Infelizmente, a doação de sangue não tem as mesmas intensificações que outras causas fortemente abraçadas. Na doação de sangue, se faz necessário uma voz mais ativa de informações e conscientização da sociedade, quanto a necessidade de ser um ator ativo na atitude de salvar vidas. É preciso desmistificar certos mitos e chamar a responsabilidade quanto ao próximo, que através de um ato simples, pode mudar um cenário tão doloroso”.

Como se tornar um doador?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Os requisitos para doar sangue são estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

· Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.  Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

·   Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

·  Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

·   A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.

·  O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Confira abaixo as unidades em Alagoas onde é possível doar sangue:

• HEMOAL (Unidade Trapiche) – Rua Dr. Jorge de Lima – Trapiche – Maceió

• HEMOAL (Unidade Farol) – Hospital do Açúcar – Farol – Maceió

• HEMOAR – Hemocentro Regional de Arapiraca – Rua Geraldo Barboza Lima – Arapiraca

• UCT de Coruripe – Unidade de Coleta e Transfusão – Vizinha ao Hospital Municipal de Coruripe – Coruripe

• Agência Transfusional da Maternidade Santa Mônica – Poço – Maceió/AL

• Agência Transfusional da Santa Casa de Misericórdia de Penedo – Penedo

• Agência Transfusional da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos – São Miguel dos Campos

• Agência Transfusional do Hospital Regional Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia – Palmeira dos Índios

• Agência Transfusional do Hospital Clodolfo Rodrigues – Santana do Ipanema

• Agência Transfusional da Unidade de Emergência do Agreste – Arapiraca

• Agência Transfusional do Hospital Geral do Estado – Maceió


Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]