Dólar com. 5.0131
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
29/06/2022 às 20h30

Geral

Maceió implanta faixa verde para pedestres na orla

Medida tem objetivo de garantir a segurança viária

Espaço evita a divisão do espaço e garante maior segurança. - Idalécio Lucas/Ascom SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) implantou uma faixa verde na Avenida Silvio Carlos Viana, na praia de Ponta Verde, para aumentar o espaço da calçada. A intervenção visa garantir melhores condições de segurança aos pedestres, protegendo quem anda e pratica atividades físicas pela área.

A ação foi iniciada em janeiro deste ano, quando foram implantados cones para alargar o calçadão e permitir que as pessoas pudessem caminhar e correr pelo local com segurança.

Já em maio, as equipes de obras viárias iniciaram a implantação de segregadores para realizar a delimitação do trecho para ampliar o espaço destinado aos pedestres, com a previsão desta sinalização de reforço para o mesmo mês. No entanto, as chuvas alteraram o cronograma de execução dos serviços.

Durante esse período, agentes de trânsito realizaram rondas pela área. As equipes ouviram relatos de maceioenses e turistas sobre o quanto a medida auxilia na segurança dos pedestres, com o uso de políticas urbanas de curto prazo e baixo custo, para melhorar a acessibilidade das pessoas e garantir a segurança viária de todos.

“A pintura da faixa na cor verde é mais um elemento para reforçar que o local deve ser utilizado pelos pedestres. Esse tipo de sinalização já é utilizada em outros locais do Brasil. Nossa intenção é termos mais espaços para a circulação a pé em outros locais de Maceió. O trabalho é realizado com base em análises técnicas, mas estamos sempre abertos ao diálogo com a sociedade”, destacou o superintendente da SMTT, André Costa.

A faixa verde já é adotada em outras cidades, entre elas Fortaleza e São Paulo. Outro aspecto positivo desta ação é que a realização não necessita de obras mais intensas que implicam em investimentos maiores.

O empresário, Guilherme Antonini, já presenciou situações que demonstram a importância do dispositivo para oferecer mais segurança para os pedestres. “Eu acho que é necessário, acontecia muito choque de ciclista com o pessoal que estava fazendo atividades, como corridas e caminhadas, então eu acho bem útil. Ainda mais considerando que só uma faixa fica tranquilo para carros, já que não é um local com grande fluxo ou engarrafamento. Pra mim é uma medida positiva e que torna o passeio mais tranquilo e mais seguro para quem quer fazer suas atividades”, frisou Antonini.

O diretor de Operações de Mobilidade, Coronel Cícero Silva, destaca o quanto a ampliação da calçada permite que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar ou trafegar sobre as faixas verdes seja considerada infração de trânsito, as punições variam de leve a gravíssima multiplicada por três. Com multas que variam de R$ 88,38 e três pontos na carteira até R$ 880,41 mais 7 pontos na habilitação.

O psicólogo, Alberto Cavalcante, percebe no dia a dia que a medida conta com o apoio de cidadãos que transitam no local.

“A gente tem visto que a delimitação em faixa verde proporciona maior segurança e uma identificação para os condutores, já que historicamente era uma via de mão dupla. Acho que foi primordial, porque as pessoas estavam se atropelando no calçadão. O espaço estava ficando curto, daí essa ampliação também tem possibilitado não só corridas, mas esportes de rodas como skates e patins. Com isso, a gente ganha um espaço a mais pra poder utilizar”, afirmou o profissional que utiliza a área para pedestres.

A previsão de término é de quinze dias, dependendo das condições climáticas.


Fonte: Ascom SMTT

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]