Dólar com. 5.1453
IBovespa 0.58
16 de agosto de 2022
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel CNJ apura denúncias de assédio sexual contra juiz do trabalho de SP
03/07/2022 às 10h30

Geral

Lixo eletrônico: cooperativas de recicláveis são opções para o descarte correto

Descartado de forma inadequada, resíduo pode ocasionar problemas à saúde humana e ao meio ambiente

Cooperativas de recicláveis são opções para o descarte correto. - Divulgação

É comum se ter em casa algum tipo de material eletrônico que está em desuso como um celular ou peça de computador. Para se desfazer deles, é importante saber o que muitos ainda não sabem: o descarte deste tipo de lixo deve ser feito na loja onde foi comprado o produto ou através de uma empresa que faça este serviço. Além desses, a Prefeitura de Maceió faz o recolhimento através das cooperativas de reciclagem, que dão o destino correto para ele.

Nas 16 mil residências atendidas pela Coleta Seletiva porta a porta em Maceió, o cidadão pode fazer o descarte de forma correta, entregando seu lixo eletrônico aos cooperados. Eles devem estar separados dos recicláveis. Outra alternativa é levar seu resíduo até a cooperativa mais próxima. (confira os endereços no final do texto).

Virgínia Lucena, coordenadora de supervisão de recicláveis e cooperativas da Sudes, afirma que, se descartado de forma inadequada, o lixo eletrônico pode contaminar o meio ambiente e fazer mal ao ser humano.

“Em alguns desses materiais existem substâncias químicas que podem prejudicar a natureza e até a saúde humana, caso haja esse contato. Por isso, a Sudes oferta esse serviço através das cooperativas, onde o cidadão pode levar até elas ou entregar durante a coleta seletiva porta a porta. Dessa forma, vamos contribuindo com a destinação correta desse resíduo", explicou.

O lixo eletrônico abrange não somente computadores e celulares, mas qualquer tipo de eletrodoméstico, como micro-ondas, geladeiras e máquinas de lavar.

Também inclui aparelhos menores, como furadeiras, panelas elétricas, mixer, processador de alimentos, purificador de água, secador de cabelo, ventiladores e liquidificadores, além de qualquer tipo de pilha ou bateria.

Endereço das cooperativas:

Cooperativa dos Catadores da Vila Emater – COOPVILA:

Rua do Livramento, s/n, Vila Emater

II, Jacarecica

Cooperativa dos Recicladores de Alagoas – COOPREL Unidade Benedito Bentes:

Rua Antônio Correia Lins, Conj. Moacir Andrade, nº 54, Benedito Bentes II

Cooperativa dos Recicladores de Alagoas – COOPREL unidade Antares:

Rua Em Projeto A, nº 05, Antares

Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió LTDA. – COOPLUM:

Av. Comendador Gustavo Paiva, s/n, Jacarecica


Fonte: Ascom Sudes

Todos os direitos reservados
- 2009-2022 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]