Dólar com. 5.1399
IBovespa 0.58
16 de agosto de 2022
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel CNJ apura denúncias de assédio sexual contra juiz do trabalho de SP
25/07/2022 às 07h30

Geral

Município cria rede de assistência para ajudar maceioenses afetados pelas chuvas

Apoio irrestrito vai auxiliar no recomeço das vidas de pessoas que perderam tudo

Juliete Santos / Secom Maceió

Por Deborah Freire e Cadu Epifânio

Maceió foi a capital brasileira que mais choveu nos últimos dias de junho e início de julho e a rápida ajuda da Prefeitura ajudou a minimizar os prejuízos materiais de mais de 4,5 mil desabrigados. Famílias que não têm para onde ir devem ganhar auxílio emergencial de até R$ 3 mil. Em paralelo, quase mil famílias têm novo lar, longe das áreas de risco.

De forma emergencial, Maceió re­cebeu do Governo Federal R$ 6,5 mi­lhões para a compra de cestas bá­si­cas, água mineral, roupas, calçados, kits de higiene, colchões, co­bertores, marmitas e combustível. São 4 mil re­feições servidas diariamente e 11 mil kits dormitório (com colchões e co­ber­tores) e kits de hi­giene distribuídos.

O valor financeiro recebido e doações se transformam em um alento, aliado ao apoio psicológico oferecido pela Prefeitura nos 15 abrigos, que dispõe de atendimento médico 24h. São 57 psicólogos e 50 assistentes sociais atuando para ajudar na passagem neste momento traumático e doloroso.

“Aumentamos o aluguel social em quase 500% e vamos autorizar mais mil famílias para o mesmo benefício”, ressaltou o prefeito JHC.

Sobre a ajuda financeira neste momento de tanta dor, a Prefeitura de Maceió agiliza o pagamento dos benefícios para que as famílias possam sair dos abrigos e alugar um imóvel com condições dignas de moradia. Para isso, os servidores do setor financeiro da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) também trabalham em regime de urgência. O valor deve ser liberado nos próximos dias.

O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, explica que a proposta não é apenas atender às necessidades imediatas, mas mostrar aos afetados pelas chuvas que o Município vai ajudá-los a reconstruir a vida.

“O nosso trabalho começa às três da manhã e vai até meia noite. Deus está dando força a todos, de forma que a ajuda chegue e faça renascer a esperança de que eles não estão sós”, declarou Moura.

Moradora do bairro da Levada, a dona de casa, Marinita Ezequiel, disse que não conseguiu salvar nada do imóvel quando a água invadiu. Ela conta que deixou tudo para trás e encontrou acolhimento no abrigo, onde diz estar sendo bem tratada.

“As pessoas estão sendo muito solidárias. Eu estava como uma lou­ca, desesperada, quando a minha ca­sa ficou alagada e me indicaram este local. Aqui temos comida o dia todo e eu estou comendo muito por­que eu passava necessidade onde mo­rava. Não tinha dinheiro para garantir as três refeições do dia”, relatou.

Ela afirmou que aguarda a liberação do aluguel e do auxílio emergencial para refazer a vida. “Perdi tudo o que tinha, mas, com o dinheiro que devo receber, posso repor o que perdi de forma imediata”, completou.

Sobre as novas moradias, que ficam na parte alta da capital, no Benedito Bentes, o prefeito explica que o esforço vem tranquilizar o coração de muitas mães e pais de família que viveram momentos de angústia e tensão.

“Os conjuntos habitacionais são fundamentais para tirar essas famílias da vulnerabilidade. Boa parte dos moradores que estão aqui pegando suas chaves moram em áreas de risco ou são da área lagunar”, confirma JHC.

As unidades habitacionais entregues recentemente são as Alamedas Farol e Jatiúca. Cada família terá uma área total de 43 m² com cozinha, sala, banheiro e dois quartos.

Os novos moradores terão à disposição uma área de lazer, com brinquedos infantis espalhados nas dependências do complexo, quadras de esportes, salão de festas, bicicletário e ciclovia. Ou seja, uma nova vida que se inicia, longe dos riscos das áreas fortemente afetadas pelas chuvas.

Transparência

A Prefeitura de Maceió saiu na frente e criou uma página exclusiva no site institucional para divulgar a aplicabilidade dos recursos emergenciais que foram repassados pelo Governo Federal para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas na capital.

Por determinação do prefeito JHC, o Município disponibilizou esta ferramenta, contribuindo para que os órgãos de controle e a sociedade possam fiscalizar e acompanhar a execução desta verba pública com maior facilidade.


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2022 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]