Dólar com. 5.1287
IBovespa 0.58
16 de agosto de 2022
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Autorizada veiculação da campanha de prevenção à varíola dos macacos
05/08/2022 às 20h30

Geral

Comarcas de Capela, Cajueiro e Viçosa recebem a visita da CGJ/AL

Objetivo é averiguar as condições físicas dos Fóruns e dos cartórios extrajudiciais, como também a presença diuturna dos Magistrados, Assessores e Servidores nas unidades judiciárias

Diálogo com a Magistrada Fernanda de Goes Brito Diamantaras. - Niel Rodrigues/Dicom

Esclarecer dúvidas de Magistrados, Servidores e Tabeliães dos cartórios extrajudiciais, conhecer as dificuldades enfrentadas pelas unidades judiciárias e buscar medidas que beneficiem a resolução de demandas de maneira geral são objetivos do Corregedor-Geral da Justiça, Des. Fábio José Bittencourt Araújo, durante visitas realizadas às comarcas do interior do Estado.

Nesta quinta-feira (04/08), os Fóruns de Capela, Cajueiro e Viçosa foram averiguados pelo Corregedor e pelos Magistrados Auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/AL), Dr. Anderson Santos dos Passos e Dr. José Miranda Santos Júnior. 

“Com essas visitas, nós percebemos que a resolução de demandas no âmbito da Justiça é mais eficiente quando o Magistrado tem esse contato direto com servidores e advogados. Além disso, também constatamos as condições dos cartórios e se as normativas da Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas e do CNJ estão sendo observadas”, disse o Des. Fábio Bittencourt.

No Fórum de Capela, o Juiz de Direito Philippe Melo Alcântara Falcão explicou como têm ocorrido as audiências na unidade e esclareceu dúvidas sobre requerimentos administrativos. Também passou informações sobre o fluxo processual da unidade.

Cajueiro

Substituta da Vara do Único Ofício de Teotônio Vilela, a Magistrada Fernanda de Goes Brito Diamantaras também atua em Cajueiro e aproveitou a oportunidade para dialogar sobre a dinamização processual e questões administrativas dos dois Fóruns.

“Essa visita é importante para que a Corregedoria possa tomar pé da situação das Varas, o represamento e andamento dos processos e a estrutura física do Fórum. É gratificante ver que a cúpula do Tribunal de Justiça anda em parceria com a gente, com esse contato direto que é muito importante para o jurisdicionado”, comentou a Juíza de Direito.

Em Viçosa

A comitiva da Corregedoria também visitou o Fórum de Viçosa. Após, averiguou os serviços ofertados pelo Cartório do 1º Ofício de Notas e Protestos, com a análise dos livros de registro e estabeleceu diálogo com os funcionários.

No Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas, serventia que lavra casamentos, nascimentos, óbitos, divórcio e união estável, quem recebeu os Magistrados foi a Tabeliã Marina Torres Maia. A unidade tem atos cartorários centenários da cidade, mas as infiltrações em decorrência das chuvas têm preocupado Marina. Na oportunidade, o Corregedor fez recomendações com o objetivo de aperfeiçoar os serviços.

“A visita da Corregedoria nos dá um parâmetro das exigências necessárias, para que possamos cumprir e melhorar os serviços ofertados à população, com mais eficácia e segurança. Com essas infiltrações, o cuidado tem sido redobrado para manter preservado o acervo”, ressaltou Marina.

Por fim, os Magistrados também voltaram à Comarca de Atalaia, com intuito de verificar as mudanças que foram realizadas após a visita da Corregedoria na semana passada.


Fonte: Dicom TJAL

Todos os direitos reservados
- 2009-2022 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]