Dólar com. 5.2128
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
08/08/2022 às 21h30

Geral

Sebrae esclarece projeto de Negócios de Impacto Social e Ambiental

O mundo dos negócios não se restringe aos modelos tradicionais, e, para isso, o Sebrae criou o projeto NISA um modelo além do sustentável, que é o futuro do empreendedorismo.

Para o Sebrae, negócios de impacto social são iniciativas financeiramente sustentáveis, formalizadas por pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade das populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional.

A gerente de Negócios, Ana Madalena Sandes, mostrou a prefeitas e prefeitos que ainda há muito trabalho pela frente para se disseminar o tema e, incentivar negócios desse segmento em Alagoas é necessário, pois a região Nordeste tem muita necessidade de negócios que possam diminuir a desigualdade social e melhorar a situação ambiental.

Além de considerar o conceito Sebrae, também segue a Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil.

Os negócios de impacto, fora do Brasil, começaram com negócios sociais fomentados por Muhammad Yunus, em meados da década de 70 quando ele criou o Banco Grameen (ficou conhecido mundialmente como o banco que emprestava dinheiro aos pobres).

Em Alagoas, o Sebrae trabalha com os negócios de impacto desde 2017, trazendo protagonismo ao tema. Antes havia isoladamente algumas instituições falando sobre essa temática, trabalhando e provocando o assunto. Com a força do Sebrae, forma-se um ecossistema, ou seja um grupo de várias instituições trabalhando essa temática da inovação social com objetivo de melhoria desse ambiente para esses negócios no Estado. Um dado relevante identificado é que a maior parte dos negócios de impacto nasce para resolver problemas da base da pirâmide (classes C, D e E).

Pensar soluções para a base da pirâmide através de produtos e serviços é pensar fora da caixa, é trazer inovação ao tema para atender o tradicional em um novo formato.

As classes C, D e E, têm poder de compra e atualmente 80% da população brasileira, pertence a uma dessas classes.

Outro ponto importante a ressaltar, é que os negócios de impacto estão atrelados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e esses negócios sempre estão ligados a um ou mais desses objetivos. 

Confira a apresentação da técnica do Sebrae 


Fonte: Ascom AMA

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]