Dólar com. 5.1626
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
08/08/2022 às 20h11

Geral

Justiça Federal determina que União, Estado e Município forneçam medicamento à base de cannabis

Divulgação

O juiz da 9ª Vara Federal em Alagoas, Antônio José de Carvalho Araújo, condenou solidariamente a União, o estado de Alagoas e o município de Maceió, à concessão da medicação Nabix 100g, composto da substância canabidiol – extraída da cannabis – para portadora de polineuropatia diabética. A doença acomete os nervos periféricos do corpo. De acordo com a sentença, o prazo para o cumprimento da medida é de até quinze dias, a contar da data da intimação para a entrega dos remédios, por pelo menos dois anos. A decisão está publicada no Diário Oficial da Justiça desta segunda-feira, 8.

“Embora o Nabix não tenha registro na Anvisa, o medicamento já possui autorização legal pelo órgão federal competente para importação pelo tempo necessário ao tratamento prescrito. A agência já havia autorizado o uso e a importação do medicamento pela recorrente, diante da excepcionalidade do caso, nos termos da Autorização de Importação”, explica o juiz Antônio Araújo.

Ainda, conforme sentença, “a confirmação da liminar ocorreu pelo juizado entender a indispensabilidade do medicamento para assegurar uma melhora considerável na qualidade de vida e sobriedade, além do alto custo do medicamento, que requer a concessão de tutela de urgência, para que as rés forneçam imediatamente o tratamento com o medicamento indicado”.

POLINEUROPATIA DIABÉTICA

A polineuropatia diabética é uma doença que deriva de complicações com diabetes, a doença afeta os nervos periféricos e provoca dormência e formigamento nas extremidades do corpo, nos estados iniciais, chegando a ocasionar dores crônicas, fraqueza muscular e limitações funcionais, nos estados mais avançados.

Matéria referente ao processo 0514648-94.2022.4.05.8013S


Fonte: Ascom JFAL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]