Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
13/08/2022 às 08h00

Geral

Castramóvel atua em bairros da parte alta garantindo controle da população de animais

Foram realizadas 42 castrações de felinos no Benedito Bentes e na Santa Lúcia

Equipe do Gabinete da Causa Animal com a comunidade do Benedito Bentes. - Ascom GGI-CA

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) esteve nesta sexta-feira (12) na Santa Lúcia para assegurar castrações dos animais de uma protetora independente. Nos dias 10 e 11 de agosto, os trabalhos se concentraram no bairro Benedito Bentes. Lá foi prestada assistência a um grupo de animais comunitários que são cuidados por moradores do Condomínio Recanto das Estrelas. Ao todo, a equipe do Castramóvel da Prefeitura de Maceió, garantiu a castração de 42 felinos nos três dias de atendimento. 

A solicitação para as castrações dos gatos chegou através de uma solicitação via central de atendimento, pois os moradores se reúnem para garantir alimentação, água e medicação para animais abandonados que transitam na região. Esses animais que estabelecem com a comunidade em que vivem laços de dependência e manutenção e que não possuem um responsável único e definido, são denominados animais comunitários. 

O síndico, Rubens Alves, falou sobre a visita da equipe do Gabinete da Causa Animal com o Castramóvel ao condomínio. 

“Aqui na região, infelizmente, existe muito abandono de animais, mas nós do condomínio fazemos o que pudemos para cuidar deles, dando alimentação, remédios e tentando encaminhar para adoção. A assistência da equipe do Castramóvel da Prefeitura de Maceió foi excelente, conseguimos castrar muitos animais e com a castração garantida fica mais fácil de conseguir adoções”, contou o síndico. 

A médica veterinária, Larissa Rocha, que esteve presente na ação relatou sobre as cirurgias realizadas. 

“A ação foi muito importante para fazer o controle populacional destes animais, já que eles convivem muito bem com os moradores do condomínio. Os moradores participaram ativamente da ação, ajudando na captura e contenção dos animais. Na Santa Lúcia foram asseguradas as castrações de 9 fêmeas, todos os animais foram castrados e microchipados”, contou a veterinária. 

A coordenadora do Gabinete da Causa Animal, Fernanda Rodrigues, falou sobre a importância de realizar a castração dos animais comunitários. 

“A castração traz inúmeros benefícios para a saúde do animal, além de evitar ninhadas indesejadas e consequentemente o abandono. Diante da situação encontrada ficamos felizes em ver um exemplo de comunidade mobilizada, assegurando os cuidados e acolhimento dos animais. O Gabinete é sensível às demandas que envolvem animais comunitários, e para conseguirmos cuidar destes, precisamos dessa parceria entre a comunidade e o poder público”, relatou a coordenadora. 

Os protetores independentes com mais de 10 animais e/ou grupos de protetores que acolhem animais comunitários podem entrar em contato pela central de atendimento através do WhatsApp 82 98752-6505.

É necessário ser pessoa física, de baixa renda comprovada e que acolha e/ou dê proteção a mais de 10 animais. Sendo de total responsabilidade desses protetores seguir as recomendações da equipe veterinária no pré e pós-operatório.


Fonte: Ascom GGI Causa Animal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]