Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
16/08/2022 às 15h30

Geral

Educação realiza formação em libras para técnicos da rede municipal de ensino

Objetivo é preparar os técnicos para a receber a comunidade surda no ambiente escolar com empatia e respeito

Professora e estudante de Libras, Fátima Santos - Julita Bittencourt / Ascom Semed

Garantir uma educação cada vez mais inclusiva é um dos principais objetivos dentro da Rede Municipal de Educação. Com base nesses princípios, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), promove a formação em Libras para os técnicos pedagógicos da rede no dia 29 de agosto no Auditório Paulo Freire, na sede da Semed.

A formação é exclusiva para a equipe Semed e ocorre das 09:30h às 11:30h. O objetivo do momento é preparar os técnicos para a receber a comunidade surda, cumprindo a base legal da lei de acessibilidade e a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O momento, promovido por meio da Coordenação Geral dos Centros e Núcleos (CGCN), irá permitir que os profissionais adquiram conhecimentos sobre a comunidade surda, em aspectos sócio culturais e práticos de Libras e conta com a presença das intérpretes do CGCN Lívia Pedrosa e Givanilda Cristóvão, responsáveis pela parte teórica da formação e do professor Ítalo Mafra com os detalhes práticos da Língua Brasileira de Sinais.

A formadora Lívia Pedrosa conta que a inclusão é o ponto chave da educação. “Esse conhecimento proporcionará uma outra perspectiva e consciência de sujeito, comunidade, direitos e deveres e proporcionará a aprendizagem da Libras, de forma básica, possibilitando a comunicação entre profissionais ouvintes e a comunidade surda, seja no atendimento a um profissional, a um familiar ou aluno surdo”, pontuou.

A estimativa é de que 60 técnicos estejam presentes, divididos em em duas turmas, que irão passar pela formação. Para Ademir Oliveira, coordenador da Coordenação Geral dos Centros e Núcleos (CGCN), a expectativa é de que “tenhamos uma grande adesão dos servidores da Semed e ter uma secretaria municipal cada vez mais inclusiva”, finalizou Ademir.


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]