Dólar com. 5.5666
IBovespa 4
02 de agosto de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Produção industrial sobe 0,1% em junho, depois de dois meses de queda
20/03/2023 às 11h40

Geral

Atuação do MPF garante Plano de Manejo da Resex Lagoa do Jequiá, em Alagoas

ICMBio apresentou plano de manejo objeto de ação civil pública de 2014

Em cumprimento à decisão judicial obtida em ação civil pública interposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) elaborou o Plano de Manejo da Reserva Extrativista (Resex) Marinha da Lagoa do Jequiá, localizada no município de Jequiá da Praia, em Alagoas.

A ação civil pública proposta pelo MPF, em agosto de 2014, foi de autoria da procuradora da República Raquel Teixeira e teve como origem o inquérito civil nº 1.11.000.001111/2014-16, instaurado para apurar questões relacionadas à zona de amortecimento e ao plano de manejo da unidade localizada em Jequiá da Praia (AL).

O MPF argumentou que a ausência do Plano de Manejo implica na carência de parâmetros para as intervenções humanas na unidade, o que interfere na conservação dos recursos naturais e na proteção dos meios de vida e cultura da população extrativista local.

A decisão da Justiça Federal em Alagoas acolhendo as razões do MPF é de agosto de 2017 e foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), em setembro de 2018. A partir de 2020, o cumprimento da sentença proferida na ACP nº 0803380-53.2015.4.05.8000 passou a ser acompanhado pela procuradora da República Juliana Câmara.

A crise sanitária decorrente da pandemia de COVID-19 prejudicou a realização de etapas presenciais que faziam parte do processo de confecção do plano de manejo, o que ocasionou sucessivas revisões do cronograma de trabalho, sempre sob a supervisão do MPF.

Em 9 de março de 2023, a Portaria nº 742 do ICMBio aprovou o Plano de Manejo da Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá (Processo 02070.007458/2019-18), estabelecendo que “o texto consolidado do Plano de Manejo da Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá será disponibilizado na sede da unidade de conservação e no portal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade”.

Entenda

A Resex Marinha da Lagoa do Jequiá protege o bioma marinho costeiro de uma área de mais de 10 mil hectares. Foi a primeira reserva extrativista de Alagoas criada por decreto presidencial em 2001. A partir de então, o ICMBio teria prazo de cinco anos para elaborar o plano de manejo, o que não foi feito. A justificativa do Instituto era ausência de dotação orçamentária própria para tal fim.

Saiba mais

O plano de manejo estabelece, dentre outras coisas, as normas, restrições para o uso, os corredores ecológicos, o manejo dos recursos naturais da unidade e os meios de integração dela com as comunidades vizinhas. 

Confira a íntegra do Plano de Manejo da Resex Lagoa do Jequiá


Fonte: Ascom MPF/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]