Dólar com. 4.9938
IBovespa 0.58
24 de fevereiro de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Vigilância Sanitária apreende 500 kg de produtos vencidos na Levada
11/12/2023 às 07h00

Geral

Governo de Alagoas amplia monitoramento dos Flexais e da lagoa Mundaú

Equipe Estado reitera convite ao prefeito de Maceió para tratar de apoio às vítimas da Braskem

Secretário Vitor Pereira reafirmou compromisso do Estado com a população - Agência Alagoas

Sob determinação do governador Paulo Dantas, a equipe do Governo de Alagoas se reuniu com o prefeito de Maceió João Henrique Caldas, o JHC, e anunciou ampliar as ações de monitoramento das regiões dos Flexais de Baixo e da qualidade da água da lagoa Mundaú, após o colapso da mina 18. Além disso, o grupo reiterou o convite a JHC para participar de encontro com Paulo, no Palácio República dos Palmares, às 8h, nesta segunda-feira (11). Estarão presentes, representantes da região metropolitana da capital alagoana com o objetivo de traçar ações conjuntas, em parceria com a União.

Durante o encontro, o secretário de Governo, Vitor Pereira, reafirmou o compromisso do Estado em apoiar as vítimas da Braskem. “É importante que os governos municipal, estadual e federal atuem em conjunto para que a Braskem aumente a área afetada, resolvendo o problema dos Flexais, do Bom Parto e da Marquês de Abrantes”, disse Vitor, que esteve acompanhado do secretário-executivo da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Wendel Palhares; do chefe de Gabinete de Segurança Institucional, coronel André Madeiro, e do coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Moisés Melo.

TURISMO

Além disso, Vitor ressaltou a importância de tranquilizar a população local, bem como os turistas. “É importante tranquilizar a população para ter informações em tempo real com dados consistentes, para chegar a todo o Brasil, porque nós temos o turismo como uma atividade que contribui economicamente e socialmente com Alagoas. É preciso transmitir que os atrativos turísticos do Estado não sofreram qualquer impacto do ponto de vista geológico, uma vez que o evento aconteceu em um local muito restrito”, destacou. 

Vitor chamou a atenção de responsabilizar a Braskem pelos crimes ambientais, sociais e econômicos que afetam também os municípios da região Metropolitana de Maceió. “A Braskem é responsável por tudo o que está acontecendo. A mineradora deve ser responsabilizada por esse crime. O município de Maceió, o Estado de Alagoas e a União não podem arcar com qualquer custo para o endividamento econômico da administração pública”, disse. 

VISITA AOS FLEXAIS

Além da reunião programada com JHC, os prefeitos dos municípios da região Metropolitana de Maceió e com a Defensoria Pública, o governador irá, às 10h, aos Flexais ouvir os moradores dos bairros. 


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]