Dólar com. 5.1318
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias
27/03/2024 às 14h00

Geral

Projeto do HUPAA reduz infecções de pacientes e gera economia de mais de R$ 1 milhão

Resultados foram divulgados em reunião para gestores e chefias do hospital

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), vinculado à Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh), apresentou, no último dia 21, os resultados alcançados pelo projeto "Saúde em Nossas Mãos" na instituição. Na ocasião, a infectologista do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), Raquel Guimarães, apresentou para os gestores e chefias do hospital as melhorias provenientes das ações relacionadas ao projeto. 

O "Saúde em Nossas Mãos" é um projeto nacional ligado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A iniciativa envolveu 188 UTI's no triênio e o HUPAA foi uma das instituições que participaram com o intuito de reduzir as infecções hospitalares relacionadas aos dispositivos invasivos (infecção de corrente sanguínea relacionada ao catéter venoso central, redução de infecção de pneumonia associada a ventilação mecânica e redução de infecção do trato urinário associado a ação da vesical de demora), como também aumentar a adesão às práticas de higienização das mãos em 30%. Além disso, o projeto busca promover o modelo de melhoria para outras unidades e hospitais, bem como demonstrar o impacto financeiro com a prevenção das infecções. 

De acordo com a chefe da Unidade de Vigilância em Saúde, Joyce Gomes, inicialmente o projeto tinha a intenção de reduzir em até 30% as infecções nas UTI's e aumentar em até 30% a adesão das práticas de higienização das mãos nos hospitais. "Essas ações não incluíam recursos humanos, mudança de estrutura, apenas pela mudança de processos e protocolos internos, ou seja, mudanças de atitudes", destaca. 

A iniciativa teve início em setembro de 2021 e foi finalizada em dezembro de 2023. O HUPAA alcançou a meta estipulada e conseguiu reduzir as infeções, assim evitando 26 possíveis infecções hospitalares associadas ao cuidar e teve uma diminuição significativa de custos, economizando R$ 1.380.506,79. 

"Esse resultado só foi possível graças à participação dos profissionais da UTI geral que abraçaram a causa em conjunto com o controle de infecção do nosso hospital", enfatiza Joyce. 

Sobre a Ebserh 

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (Huppa/Ufal) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 2014.  A Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]