Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
28 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel PF prende mulher suspeita de ajudar em fuga de presídio federal
28/03/2024 às 11h30

Geral

Confira como vai ser o funcionamento das Unidades do Hemoal no feriadão da Páscoa

Mesmo funcionando em horário especial, os hospitais e maternidades serão abastecidos

Foto: Olival Santos / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionará em horário especial durante o feriadão da Páscoa, assim como ocorre em todas as datas festivas. Em Arapiraca, a Unidade Eldorado abre para doação de sangue nesta quinta-feira (28), das 7h às 12h e, no sábado (30), das 7h às 12h e de 13h às 16h. Na sexta-feira (29) a unidade não vai funcionar.

Já em Maceió, as Unidades Trapiche e Via Expressa fecharão também na sexta-feira (29) e abrem na quinta (28) e no sábado (30), das 7h às 17h.

Vale ressaltar, contudo, que mesmo funcionando em horário especial e fechando na sexta-feira (29) para doação de sangue, os hospitais e maternidades serão abastecidos. Isso porque, os Núcleos de Dispensação de Sangue de Arapiraca e Maceió irão funcionar todos os dias do feriadão para liberar sangue aos pacientes que necessitarem de transfusões.

Quem pode doar

Para doar sangue é necessário seguir critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), visando assegurar o bem-estar do voluntário, bem como dos pacientes que irão receber o sangue doado. “Para a segurança do doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, estando acompanhado do responsável legal se for menor de 18 anos. Também é obrigatório portar um documento de identificação com foto original, ter peso mínimo de 50 quilos, estar bem de saúde e usando máscara”, informou a assistente social do Hemoal, Rayara Andrade.

Os voluntários também precisam evitar o consumo de alimentos gordurosos e precisam ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação. É vetado aos candidatos à doação de sangue ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento e, no caso das mulheres, há proibição para doar sangue apenas se estiverem gestantes ou amamentando.

Também não é permitido doar sangue, caso os voluntários tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. No caso daqueles que colocaram piercing ou fizeram maquiagem definitiva, micropigmentação e tatuagem, o impedimento vale por um período de um ano.


Fonte: Ascom Sesau

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]