Dólar com. 5.1318
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias
03/04/2024 às 12h00

Geral

Abril Verde: entidades são parceiras na programação em Arapiraca e Maceió

Eventos em prol da saúde e segurança no trabalho terão início na sexta-feira (5) com seminário no auditório do Planetário, em Arapiraca

As entidades que integram o Movimento Abril Verde em Alagoas abrem a programação de eventos voltados à saúde e segurança no trabalho nesta sexta-feira (5/4), em Arapiraca. Das 8h às 12h, será realizado um seminário no auditório do Planetário, no Lago da Perucaba, com palestras feitas por representantes do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho.

O procurador do Trabalho Rodrigo Alencar abordará o tema "Subnotificações de acidentes de trabalho". Já a juíza Carolina Bertrand, gestora Regional do Programa Trabalho Seguro (PTS) no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19), falará sobre "As implicações do assédio no contexto empresarial".

Ainda consta neste dia uma simulação de acidente a ser realizada pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas, no Planetário, bem como a apresentação uma peça da equipe de teatro do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Alagoas.

A programação terá continuidade em Maceió, no dia 26, das 8h às 12h, com um seminário no auditório da Faculdade Uninassau. Nessa oportunidade, serão palestrantes o procurador do Trabalho Rodrigo Alencar, o juiz do Trabalho Alan Esteves e o gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Marcelo Lima. Também haverá apresentação de uma peça teatral do Sesi.

As inscrições para ambos os seminários poderão ser feitas no local, de forma gratuita. Haverá certificação para todos os participantes.

Audiência pública

Ainda em alusão ao Abril Verde, o Programa Trabalho Seguro do TRT-19 realizará uma audiência pública na Assembléia Legislativa de Alagoas no dia 19 de abril, a partir das 15h.

Na ocasião, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho e coordenador do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro, Alberto Balazeiro, estará presente e participará dos debates sobre acidentes do trabalho no âmbito da terceirização/informalidade e políticas públicas de prevenção.

Movimento Abril Verde

Criado em 2014, o Movimento Abril Verde é integrado por entidades representativas de técnicos de segurança do trabalho, além de instituições e empresas que acreditam na eficácia do envolvimento e na troca de informações para o fortalecimento de uma cultura de prevenção aos acidentes laborais.

O mês de abril foi indicado para celebrar o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e lembrar a data Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho (28 de abril) - escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. O verde representa a cor da Segurança do Trabalho.

A campanha Abril Verde 2024 em Alagoas é resultado da parceria entre várias entidades: Grupo Prevencionista de Alagoas; Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19); Ministério Público do Trabalho (MPT); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Social do Comércio (Sesc); Faculdade Uninassau; Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal); Prefeitura Municipal de Arapiraca; Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBM). Ainda conta com o apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL), da Lufer e da ExpoSSma.


Fonte: Ascom MPT/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]