Dólar com. 5.1568
IBovespa 8
28 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Menstruação segura ainda é desafio no Brasil, indica Unicef
16/04/2024 às 22h00

Geral

Educação promove curso de língua portuguesa para indígenas da etnia Warao

Iniciativa será lançada na próxima nesta sexta-feira (19)

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed), por meio da Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos e Cidadania e Coordenação Geral de Formação Continuada, lançará na próxima sexta-feira (19), o Curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros, direcionado a princípio para a comunidade indígena Warao, uma etnia venezuelana que vive na capital.

O lançamento será na Casa de Ranquines, localizada na Cidade Universitária, em alusão ao Dia dos Povos Indígenas. Segundo o coordenador de Educação e Direitos Humanos da Semed, Luciano Amorim, o objetivo do evento é integrar comunidades e povos vulneráveis a espaços educativos.

"Este evento representa um marco significativo nas políticas migratórias do município de Maceió, reafirmando nosso compromisso com a dignidade humana. Os jovens, adultos e idosos nunca participaram de espaços educativos, não falam espanhol nem português, apenas um dialeto específico da etnia Warao. Aí pensando nas dificuldades de comunicação, na sexta vamos lançar o primeiro curso de língua portuguesa para estrangeiros", explicou Luciano.

Ainda de acordo com Luciano, será uma solenidade informal que também terá exposições da culinária e do artesanato indígenas Warao, tendo principalmente como público-alvo a comunidade educacional.

A iniciativa contará com a participação dos representantes da Semed, Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para Imigrantes, secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, Ministério Público de Alagoas, movimentos sociais e pastorais católicas.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]