Dólar com. 5.1914
IBovespa 0.58
30 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Feriado do Dia do Trabalhador altera funcionamento dos serviços de saúde na capital
17/04/2024 às 20h00

Geral

Livro “Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista” ganha nova edição atualizada e ampliada

Versão atualizada traz novos estudos para auxiliar profissionais que trabalham com o autismo. O lançamento acontece dia 28 de abril, em Maceió

Divulgação

No Abril Azul, uma iniciativa global dedicada a aumentar a conscientização sobre o autismo, o livro “Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista” ganha uma segunda edição com capítulos revisados e atualizados para acompanhar a evolução dos estudos da área. Organizado pelas pós-doutoras em Psicologia, Ana Carolina Sella e Daniela Ribeiro, esta nova versão traz informações essenciais sobre mudanças nas intervenções para pessoas no Espectro Autista. O lançamento acontecerá no dia 28 de abril (domingo), às 16h, no Centro de Convenções de Maceió (Rua Celso Piatti, 280-372, Jaraguá). O evento é aberto ao público, com entrada franca. O Grupo Editorial Appris é o responsável pelas duas edições.

A obra reúne capítulos de pesquisadores e clínicos de diferentes instituições brasileiras e internacionais. O conteúdo traz informações fundamentais para que os profissionais e estudantes compreendam a Análise do Comportamento Aplicada (ABA, do inglês Applied Behavior Analysis) e as avaliações, intervenções e considerações éticas no trabalho com as pessoas no Espectro Autista. Entre as novidades, o livro ganhou também dois novos capítulos. Um deles aborda questões éticas e polêmicas atuais sobre a ABA aplicada ao TEA. O outro trata da avaliação e da intervenção nas habilidades orais-motoras de alimentação, em uma interface importante da ABA com a fonoaudiologia.

Doutora e mestre em Educação Especial, Daniela Mendonça Ribeiro conta que desde a publicação da primeira edição do livro, em 2018, houve muitos avanços no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Esses avanços estão relacionados, principalmente, à ampliação da já comprovada efetividade de procedimentos baseados na ABA para ensinar novas habilidades às pessoas com TEA e no trabalho com excessos comportamentais que costumam representar comportamentos interferentes à uma qualidade de vida mais ampliada. Além disso, nos últimos cinco anos, temos discutido questões éticas importantes na tentativa de proporcionar um tratamento mais compassivo a essa população”, explica a professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Já Ana Carolina Sella é analista do comportamento, certificada internacionalmente, e fala mais sobre os aspectos polêmicos e éticos presentes na nova edição. “Dado o calor das discussões na área nos últimos 2-3 anos, os autores buscaram trazer informações sobre a importância da avaliação do assentimento e do trauma e como as intervenções devem se modificar de acordo. O livro também está repleto de discussões sobre qualidade de vida e atendimento compassivo a esta população. O material está atualíssimo e esperamos que os leitores se beneficiem da leitura da segunda edição do livro”, relata a doutora e mestre em Ciências do Comportamento Aplicada e Educação Especial.

Sobre as organizadoras:

Ana Carolina Sella é analista do comportamento, certificada internacionalmente pela Behavior Analyst Certification Board (BACB) e pela Qualified Applied Behavior Analysis Credentialing Board (QABA). Formada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre e Doutora pela UFSCar e Mestre pela University of Kansas. Realizou seu pós-doutorado em Psicologia Comportamental para Transtornos do Autismo pelo Nebraska Medical Center (EUA). Suas áreas de expertise incluem ensino de linguagem, design instrucional e geratividade. É diretora do Aprendizagem em Pauta, empresa que presta serviços de supervisão, consultoria, treinamento e cursos na área de avaliações e intervenções para o TEA. Ana Carolina também é revisora e publica artigos em periódicos de Psicologia e Educação nacionais e internacionais, com ênfase em populações especiais.

Daniela Mendonça Ribeiro é analista do comportamento acreditada pela Associação Brasileira de Ciências do Comportamento (ABPMC). Pós-doutora em Psicologia; doutora e mestre em Educação Especial e graduada em Pedagogia; todos os títulos obtidos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, é docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). É autora de artigos científicos publicados em renomados periódicos da área da Análise do Comportamento. O foco de sua pesquisa é no ensino de habilidades de linguagem para crianças com Transtorno do Espectro Autista e no treinamento de profissionais para a aplicação de procedimentos derivados da Análise do Comportamento Aplicada.

Sobre a editora:

Este livro foi publicado pelo Grupo Editorial Appris, que conta com 5 selos editoriais, das mais diversas áreas literárias, técnicas e científicas. Com 14 anos de existência e a experiência de seus editores, que atuam há mais de 35 anos no mercado editorial, a Appris possui um catálogo com mais de 10 mil obras publicadas e que continua a crescer com uma média de 70 lançamentos por mês.

Serviço:

Lançamento: Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista – Editora Appris

Data: 28 de abril (domingo)

Horário: 16h

Local: Centro de Convenções de Maceió

Endereço: Rua Celso Piatti, 280-372 - Jaraguá, Maceió - AL

A entrada é franca, aberta ao público e não requer inscrição prévia.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]