Dólar com. 5.1568
IBovespa 8
28 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Menstruação segura ainda é desafio no Brasil, indica Unicef
23/04/2024 às 23h59

Geral

UPA de Coruripe Celebra 10 Anos com avanços significativos e trabalho humanizado

A Unidade foi inaugurada há exatos 10 anos

Assessoria

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Coruripe, completou dez anos de atividades nesta terça-feira (23). A Unidade foi inaugurada há exatos 10 anos, no primeiro momento, foi administrada pela iniciativa privada e só com a chegada do prefeito Marcelo Beltrão, passou a ser gerida totalmente pelo município, alcançando avanços significativos em um trabalho totalmente humanizado.

Para celebrar a sua existência, autoridades, servidores e população celebraram a data com um bolo comemorativo, algumas homenagens e falas de agradecimento. "Estamos hoje comemorando 10 anos de existência da nossa UPA por meio de todos os seus funcionários que se dedicam em cuidar do povo de Coruripe e região, meu agradecimento a todos, o trabalho de vocês é de suma importância por ser a porta de entrada para aquelas pessoas que precisam desse atendimento. Destaco o trabalho desenvolvido pelo prefeito Marcelo Beltrão que não mede esforços para investir na capacitação dos nossos profissionais, na aquisição de equipamentos e do que mais precisar para o bom andamento deste equipamento", destacou o secretário de Saúde, Maykon Beltrão. 

Em comemoração aos 10 anos da Unidade, alunos da Escola Técnica de Saúde em Coruripe, Irena Sendler, realizaram uma visita guiada. Os alunos conheceram in loco os serviços e cuidados com os pacientes, desde a recepção até a medicação.


Gutemberg do Nascimento, diretor geral da UPA falou um pouco sobre as atividades. "O papel da UPA Coruripe como todas as Upas é atender urgência e emergência no âmbito de alta complexidade. O atendimento se dá por meio da classificação de risco, ferramenta de apoio à decisão clínica, com o objetivo de identificar a gravidade do paciente. Contamos com equipe assistencial multiprofissional interdisciplinar, com serviços de radiologia, exames laboratoriais, observação, entre outros. Dispomos de 10 leitos em observação azul, 10 leitos observação pediátrica e 4 leitos em área vermelha. É um órgão muito importante para o povo e eu estou muito feliz em poder fazer parte desta história!",enfatizou Gutemberg.

Wanderson Santos, técnico de enfermagem foi um dos homenageados junto a Fábia Santos e Alessandra Machado por serem servidores nesses 10 anos de implantação da UPA. "Muita satisfação por fazer parte desta história junto aos que acreditam na saúde pública. Passamos essa década enfrentando momentos desafiantes, como dengue, a epidemia de chikungunya e a mais recente, a pandemia de Covid-19. E nossa equipe fez a diferença com trabalho humanizado e de acolhimento, com a missão de salvar vidas. Tivemos momentos felizes de tristezas, mas acima de tudo muita conquista de ver um paciente se recuperando de uma dor, desconforto e mais gratificante ainda é o paciente receber alta e dizer muito obrigado por você ter cuidado de mim', e os próprios familiares também falar sobre a importância do nosso trabalho", emocionado Wanderson, concluiu.


Na ocasião, o diretor geral da UPA convidou a todos para conhecer o Cantinho da Inclusão, sala montada para receber pacientes que tenham recusa em receber medicação em observação pediátrica, como também o cantinho da amamentação quando a mãe estiver com seu lactante em momento íntimo.

A Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde, e integra a rede de serviços pré-hospitalares fixos para o atendimento às urgências.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]