Dólar com. 5.1079
IBovespa 8
20 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Arte, cultura e empreendedorismo se encontram em feira LGBT+ na Ponta Verde
24/04/2024 às 18h15

Geral

Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome

Paulo Dantas destacou a importância do Programa para a ampliação das ações em Alagoas

Paulo Dantas assinou a posse de Paula Dantas como presidente do Conselho Do Alagoas Sem Fome - Thiago Sampaio / Agência Alagoas

O Programa Alagoas Sem Fome foi elaborado como estratégia de Estado para combater a insegurança alimentar e nutricional das pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza. Na manhã desta quarta-feira (24), o governador Paulo Dantas realizou a abertura da primeira reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome, que tem o objetivo de ampliar as ações do Governo no combate à fome.

A secretária do Planejamento, Gestão e Patrimônio e coordenadora do Programa, Paula Dantas, tomou posse como presidente do conselho. Além dela, compõem o colegiado todo o secretariado do Executivo Estadual, representantes dos poderes Judiciário e Legislativo, Setor Produtivo e 10 representantes da Sociedade Civil.

Em seu discurso, o governador Paulo Dantas afirmou que as ações do Alagoas Sem Fome têm mudado a realidade de milhares de alagoanos, mas reconheceu que ainda há muito a fazer e que, por este motivo, o Conselho Estadual estava sendo criado, para que as ações sejam ampliadas e potencializadas em todo o estado.

“Somente em 2023 investimos mais de R$ 603 milhões em ações de combate à fome e estamos mudando a realidade de milhares de alagoanos, mas ainda há muito a ser feito e com a união de esforços vamos conseguir tirar as famílias alagoanas da situação de insegurança alimentar”, disse.

“Vamos para Olho D’Água Grande no próximo dia 28 realizar o dia ‘D’ de Combate à fome. Escolhemos o município por ser um dos com menores índices e tanto a população de lá, quanto da região, precisam de ações para garantir mais comida na mesa”, complementou. 

O Dia D do Alagoas Sem Fome, entre outras ações, o Governo de Alagoas deve anunciar a Creche Cria, Praça Cria, Complexo Nutricional, Hortas Urbanas dentro de uma escola estadual e as ações de cada secretaria voltadas para atendimento ao público em situação de vulnerabilidade.

A secretária Paula Dantas, ao tomar posse como presidente do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome, fez uma breve apresentação de todas as ações já executadas pelo programa bem como os próximos passos a serem seguidos. Ela explicou que o programa possui pontos fixos de arrecadação, onde toneladas de alimentos já foram recebidos e também já foram entregues para instituições de caridade. Além disso, parcerias com grandes eventos realizados no estado contam com pontos de coleta e contrapartidas, ampliando a rede de captação de doações.

“Temos trabalhado muito para firmar parcerias, assinar termos de cooperação e de doação. Outros programas estão sendo lançados com o mesmo objetivo. Este Conselho foi criado para que a gente possa ter mais ideias e opiniões sobre as ações e que possamos atender a toda a nossa demanda do Estado”, afirmou.

Entre as próximas atividades a serem executadas pelo programa estão:

Hortas Urbanas: Iniciativa da Semarh, implementada em escolas estaduais e comunidades vulneráveis. 

Padarias Artesanais: Alagoas enviará 10 multiplicadores para a formação no programa, visando capacitar 300 pessoas, projeto idealizado por Lu Alckmin em parceria com o Senais.

Expansão dos Restaurantes Populares: Oferecer refeições de qualidade por R$ 2,00, com o próximo estabelecimento previsto para Jacintinho, incluindo feira agroecológica e cursos profissionalizantes. 

Complexos Nutricionais: Planeja-se aumentar de três para treze unidades, melhorando o acesso a alimentos nutritivos para a população em situação de vulnerabilidade. 

Adicionalmente, o programa incluirá o Cartão Alimentação e a criação de Fábricas de Alimentos. O evento contou com a participação de todos os secretários estaduais, dos deputados Alexandre Ayres, Carla Dantas e Ronaldo Medeiros; além de representantes do poder judiciário e sociedade civil.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]