Dólar com. 5.3757
IBovespa 8
14 de junho de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel STJ anula provas contra dois investigados pela Lava Jato
18/05/2024 às 22h00

Geral

Crianças celebram Dia de Combate à Exploração Sexual Infantojuvenil no cinema

Ação contemplou a garotada das Unidades de Acolhimento e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Cerca de 80 crianças, assistiram ao filme "Garfield - Fora de Casa. - Victor Vercant/ Secom Maceió

Neste sábado (18), Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a garotada das unidades de acolhimento e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV) foram presenteadas com uma sessão de cinema, com direito a pipoca e refrigerante, no Cinesystem, através de uma parceria com o Parque Shopping Maceió.

Cerca de 80 crianças, assistiram ao filme "Garfield - Fora de Casa", e ficaram muito contentes com esse dia especial.

Andreia Vitória, de 8 anos, faz parte do SCFV do Cras Cidade Sorriso e nunca tinha ido ao cinema. ”Foi primeira que assisti um filme no cinema. Achei bem legal. A tela é bem grandona. Quero vir mais vezes”, contou a menina.

Para conscientizar os lojistas sobre esse dia tão importante, uma equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) também distribuiu panfletos no shopping falando da importância do Dia Nacional de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual Infanto-juvenil e alertando sobre como é importante denunciar casos de abuso.

Maio Laranja 

Durante toda a semana, as equipes da Subsecretaria da Primeira Infância, da Criança e do Adolescente e da Coordenação Geral dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Semdes realizaram uma programação especial com palestras e apresentações culturais no Maceió Shopping.

Ainda como parte das ações do Maio Laranja, na próxima semana, colaboradores do Parque Shopping participarão de um treinamento com a equipe dos Creas.

A ação do Maio Laranja é uma iniciativa da Semdes, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria Especial da Juventude e Lazer (SEJL) com a parceria do Maceió Shopping e Parque Shopping Maceió.

18 de maio

O dia 18 de maio é uma data alusiva à conscientização dos cidadãos com foco no combate e na importância de levar aos órgãos competentes os crimes de abuso e de exploração sexual. Na mesma data, em 1973, a menina Araceli Crespo saiu de casa para ir à escola e nunca mais voltou. Araceli tinha apenas 8 anos e foi violentamente assassinada num crime que chocou o Brasil.

Os acusados do crime, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, jamais foram condenados. Em 1998, a data foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O Crime

O abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes – seja pela força ou outra forma de coerção – é crime com pena de até 14 anos de prisão para o aliciador e se caracteriza pelo envolvimento de meninas e meninos em atividades sexuais, impróprias para a idade dos seus respectivos desenvolvimentos físico, psicológico e social.

Para denunciar, basta ligar para o Disque 100 ou procurar o Conselho Tutelar mais próximo.


Fonte: Ascom Semdes

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]