Dólar com. 5.4292
IBovespa 8
12 de julho de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel STF dá 30 dias para conclusão de acordos de leniência da Lava Jato
10/07/2024 às 17h29

Geral

Após atuação da Defensoria Pública, Hospital Veredas implanta área de isolamento para crianças em tratamento oncológico

A mudança beneficiará crianças que realizam tratamento através do Sistema Único de Saúde

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) conseguiu novos avanços no atendimento oferecido pelo sistema público de saúde às crianças com câncer em Alagoas. Em reunião realizada nessa terça-feira, 09, pelo Coordenador do Núcleo de Proteção Coletiva, Ricardo Antunes Melro, o Hospital Veredas, unidade de referência no tratamento oncopediátrico, informou que atendeu à solicitação feita pela Instituição e criou uma área de isolamento para as crianças em tratamento oncológico. A mudança deve garantir maior segurança aos pequenos pacientes, que estão com o sistema imunológico comprometido devido à quimioterapia.

O hospital também se comprometeu a instalar, em até 90 dias, uma capela de fluxo laminar, equipamento utilizado para preparar os medicamentos de quimioterapia. Além disso, a unidade de saúde deve instalar novos aparelhos de ar-condicionado na enfermaria, que apresentavam problemas técnicos.

Ainda durante a reunião, o Hospital Santa Casa de Misericórdia confirmou a implementação de dois novos leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para crianças em tratamento oncológico. A unidade de saúde também informou que o problema de carência de materiais, inclusive cateteres, foi resolvido.

No último mês de junho, familiares de crianças em tratamento contra o câncer procuraram a Defensoria alagoana para relatar problemas que comprometiam o cuidado com as crianças. Em resposta, a Instituição convocou os gestores públicos de Maceió, Alagoas, e dos hospitais de referência para discutir soluções imediatas para a situação. Durante esses encontros, a Defensoria Pública conseguiu incluir a oncopediatria no Plano Estadual de Oncologia e garantir a expansão e melhoria dos serviços oferecidos pela Santa Casa de Misericórdia de Maceió e pelo Hospital Veredas.

A Instituição continua monitorando a implementação dos novos serviços pelos hospitais, assegurando que os pequenos pacientes recebam o atendimento adequado que necessitam.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]