Dólar com. 5.4291
IBovespa 8
12 de julho de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel STF dá 30 dias para conclusão de acordos de leniência da Lava Jato
10/07/2024 às 22h15

Geral

Cuidado com o servidor: Santa Mônica promove palestra Gerenciando a Ansiedade

Evento será realizado no próximo dia 18, no auditório da maternidade

Dados da OMS mostram que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas - Ascom Maternidade Santa Monica

O dia-a-dia profissional, somado à rotina acelerada e ao advento da pandemia da Covid-19, com a necessidade do isolamento social imposto pelo período pandêmico, trouxe à pauta discussões sobre o cuidado com a saúde mental. Com o objetivo de cuidar e orientar o servidor a respeito da ansiedade, o setor de Qualidade de Vida no Trabalho da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, em parceria com o Projeto Bem Me Quero, promove, no próximo dia 18, a palestra ‘Gerenciando a Ansiedade’. O evento acontece às 10h30, no auditório da MESM.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas. Em torno de 9% da população sofrem de ansiedade. O Ministério da Saúde (MS) destaca que os transtornos mentais relacionados ao trabalho são a terceira maior causa de afastamento das funções laborais.

A médica e terapeuta Renata Perches será a facilitadora do evento, que é aberto para todos os servidores. De acordo com Renata, a ansiedade generalizada é caracterizada por medo ou preocupação excessiva persistente, podendo prejudicar as atividades diárias e o bem-estar do indivíduo. Dentre os sintomas de ansiedade, que podem se manifestar no trabalho ou fora dele, estão nervosismo persistente, tremores, tensão muscular, transpiração, sensação de vazio na cabeça, palpitações, tonturas, desconforto epigástrico, além de frequentemente expressarem o temor de que ele próprio ou uma pessoa próxima adoeça ou sofra acidente.

Para Renata Perches, ao reconhecer os sintomas de transtorno de ansiedade, o servidor deve procurar atendimento médico e psicológico. “Além disso, procurar mudanças no estilo de vida como a prática de atividade física, meditação, relaxamento, ajustes no período de sono e na alimentação podem trazem melhoras para os quadros de ansiedade”, destacou.

Projeto Bem Me Quero

Para cuidar da saúde mental do servidor, a Maternidade Escola Santa Mônica desenvolveu, desde 2021, o Projeto Bem Me Quero, que oferece práticas integrativas complementares como homeopatia, auriculoterapia e aromaterapia, oferece meditação, terapia conectar, pathwork autoconhecimento e terapia transpessoal.

De acordo com Monise Vital, enfermeira e uma das idealizadoras do projeto, o Bem Me Quero tem o objetivo de valorizar os servidores da MESM, profissionais que fazem a diferença no cuidado as pacientes, seus bebês e familiares. “Pensamos em terapias diversas que conseguissem auxiliar no equilíbrio da saúde física, mental e espiritual dos servidores, principalmente nos tempos difíceis trazidos pela pandemia da Covid-19, mas também após o período pandêmico, considerando que os trabalhadores da saúde é uma das categorias que mais adoecem mentalmente devido ao estresse e a pressão no cuidado pela vida”, explicou Monise.

Serviço:

Palestra: Gerenciando a Ansiedade

Quando: 18 de julho de 2024, às 10h30

Onde: Auditório da MESM

Facilitadora: Renata Perches (médica e terapeuta do Projeto Bem Me Quero)

Público-alvo: Servidores da MESM


Fonte: Isis Cardoso / Ascom Maternidade Santa Mônica

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]