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10/07/2024 às 22h45

Geral

Sala Lilás do HGE registra 263 atendimentos no primeiro ano de funcionamento

Casos são estudados para melhor acolhimento e encaminhamento para alguma rede de apoio

RAV agrega serviços voltados ao acolhimento e atendimento às vítimas de violência - Thallysson Alves / Ascom HGE

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, celebra o primeiro ano de funcionamento da Sala Lilás, serviço exclusivo para atendimento a pacientes assistidos pela Rede de Atenção às Violências (RAV). Durante esse período, 263 casos foram assistidos pelos profissionais e 245 deles encaminhados para alguma unidade da rede de apoio. 

Essa integração fortalece os serviços oferecidos pela principal unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), porta de entrada para as vítimas de violência em Alagoas. Das 263 vítimas assistidas, 168 sofreram agressão física, 82 foram vítimas de negligência, oito foram violentadas sexualmente, três sofreram violência patrimonial e duas foram acometidas por agressão psicológica. 

Para a coordenadora da Sala Lilás do HGE, Tatiane Barbosa, o saldo desse primeiro ano é positivo, uma vez que o serviço prestado tem se consolidado. Além disso, o serviço está complementando os cuidados físicos que já eram oferecidos pela maior unidade de Urgência e Emergência do Governo de Alagoas.

“Quando chegamos ao HGE, precisamos nos encaixar aos fluxos já existentes e sensibilizar os profissionais para estender as linhas de cuidados, acrescentando uma abordagem ainda mais acolhedora, com esclarecimentos acerca dos direitos do paciente alvo de violência e articulações que visem a sua proteção. É um trabalho cheio de detalhes, que precisam ser observados para conseguirmos abrir mentes e diminuir dores”, ressaltou a coordenadora da Sala Lilás do HGE.

A RAV tem o objetivo de estruturar, de forma descentralizada, uma rede intra e intersetorial, agregando serviços voltados ao acolhimento e atendimento integral e humanizado às vítimas de violência. Ela prima pela transversalidade de serviços e ações de órgãos da administração pública do Executivo estadual, em especial, da Saúde, Assistência Social, Educação e Segurança Pública, além da integração com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), Defensoria Pública do Estado (DPE) e outros representantes da sociedade civil e conselhos de direito.

“Apesar de ser uma temática difícil, percebemos que o Governo de Alagoas se preocupa com as vítimas atendidas em suas unidades de saúde. No HGE, os usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] encontram na Sala Lilás, localizada no primeiro andar, o acolhimento seguro e confidencial de assistentes sociais e psicólogos exclusivos para isso. É a nossa forma de contribuir com a garantia dos direitos de cidadãos em situação de vulnerabilidade”, pontuou Thaylise Brito, gerente operativa da RAV.

O diretor administrativo, Marcelo Casado, parabenizou todos os profissionais que fazem a Sala Lilás do HGE ser um grande acerto. Ele evidenciou que enxerga com carinho os cuidados dos profissionais, que são convertidos em histórias de superação. Em tempo, acrescenta que o tratamento físico é muito importante, mas o emocional também é necessário, e, para isso, quem sofre algum tipo de violência precisa de amparo profissional para aceitar que precisa de ajuda.

“O HGE presta assistência em saúde para toda a população, sem distinção. Mas, esse atendimento precisa ser equânime para ser eficiente, preenchendo carências que muitas vezes não são percebidas pelo próprio paciente. Nesse contexto, a nossa Sala Lilás está inserida, junto a nossa equipe de assistentes sociais e psicólogos. Ela fortalece o nosso serviço que resulta em cidadãos mais informados, mais conscientes e mais protegidos nos desafios que aguardam fora do hospital”, concluiu o diretor administrativo.


Fonte: Thallysson Alves/ Ascom HGE

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