Hoje (31), alunos do 1º ao 5º ano, da Escola Municipal Professora Silvia Celina Nunes, participaram de uma oficina de jogos de tabuleiro viabilizada pela equipe de lazer do Sesc Alagoas. A oficina é uma das atividades promovidas pelo Projeto Sesc Saúde e Esporte nas Escolas (PCG), que realiza ações esportivas e educativas em saúde com alunos, de 7 a 12 anos, de escolas municipais de Maceió.
A professora de educação física do Sesc, Eriana Batista, disse que a escolha pelos jogos de tabuleiro, em especial o xadrez e a dama, como atividade do projeto levou em consideração os tipos de habilidades que poderiam ser desenvolvidas pelos alunos. “Trata-se de um lazer ativo e com excelente suporte pedagógico. Com essas práticas eles podem desenvolver a memória, a concentração, o raciocínio lógico... e ter um melhor desempenho em sala de aula”, afirmou.
Aluno do 5º ano, Pedro Miguel contou que essa foi sua primeira vez jogando xadrez. “Tô aprendendo muito e achando muito divertido. A pessoa tem que pensar muito antes de jogar e também tem que ter agilidade”, comentou.
Para a diretora Mônica Souza, o Sesc Saúde e Esporte nas Escolas foi uma oportunidade de amenizar uma carência, que havia na unidade de ensino, de atividades extraclasse. “Na época em que o edital foi lançado nós estávamos sem professor de educação física e percebemos que o projeto poderia suprir um pouco essa falta. Agora, mesmo já estando com um professor, o projeto proporciona uma parceria muito boa, tanto na parte do esporte como na parte da saúde. É de grande valia para o desenvolvimento das crianças”.
Sobre o Saúde e Esporte nas Escolas
As ações do projeto acontecem duas vezes por mês. Nelas, temas como saúde e cidadania são trabalhados utilizando estratégias lúdicas, a exemplo de oficinas esportivas, apresentações teatrais e contação de histórias.
O Saúde e Esporte nas Escolas é realizado por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que destina uma parte dos recursos do Sesc ao desenvolvimento de atividades educativas gratuitas para pessoas com renda bruta familiar de até três salários-mínimos, principalmente trabalhadores do comércio e seus dependentes e estudantes de escolas públicas.
Fonte: Assessoria