Na última segunda-feira (05), acadêmicos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) participaram de uma palestra sobre a importância dos mesários para a democracia brasileira. O evento aconteceu no auditório da reitoria e foi organizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) com a participação da Ouvidoria Regional Eleitoral e Ouvidoria da Mulher.
A abertura do evento foi feita pelo desembargador Carlos Cavalcanti Albuquerque Filho, diretor da EJE, que falou sobre o programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, que objetiva atrair colaboradores em universidades e aprofundar a consciência de cidadania desse público.
“O mesário é o representante da Justiça Eleitoral na seção de votação. Cabe a ele receber e identificar os eleitores – seja pela verificação de documentos e coleta de assinaturas, seja pela verificação biométrica –, compor as mesas de votos e justificativas, fiscalizar e desempenhar tarefas logísticas e de organização da seção. Nada mais enriquecedor para os estudantes que essa atuação efetiva nas eleições, conhecendo e vivenciando o processo eleitoral de outro prisma”, explicou o desembargador.
Os desembargadores eleitorais Rodrigo Prata e Natália Von Sohsten destacaram, em seus pronunciamentos, a importância dos estudantes atuarem como parceiros da Justiça Eleitoral seja na função de mesários ou, ainda, denunciando ilícitos e crimes eleitorais, inclusive violência política de gênero contra as mulheres.
Representando a UFAL, os professores Alexandre Lima (pró-reitor) e Elaine Pimentel (curso de Direito) incentivaram os estudantes a se voluntariarem como mesários para que tirem suas dúvidas sobre as eleições e entendam como é o processo de votação desde a organização das salas até a totalização dos votos.
Fonte: Assessoria