Dólar com. 5.6468
IBovespa 9
10 de setembro de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e-Título
04/09/2024 às 10h30

Geral

Jacintinho ganha posto de coleta de leite humano

Outro equipamento funciona no Benedito Bentes

Assessoria

Ao encerrar a campanha Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, a Prefeitura de Maceió entregou mais um posto de coleta de leite humano para as mulheres maceioenses. Desta vez, o local funciona na Unidade de Saúde da Família (USF) José de Araújo, no Jacintinho. O equipamento vai beneficiar diversas mães do bairro e da parte baixa da capital alagoana.

Segundo a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Mulher, esse é um momento muito gratificante. “Ele ocorre graças ao empenho dos profissionais que fizeram essa iniciativa dar certo e agora podemos continuar salvando vidas, principalmente de crianças prematuras”, destacou Marglene Oliveira.

A enfermeira obstetra e responsável pelo posto de coleta da USF José Araújo ressaltou que o serviço está pronto para receber as doações. “Incentivamos essas mães a serem doadoras, pois ajuda muito a salvar a vida de outros bebês que tanto precisam nessa fase da vida. Um litro de leite pode salvar até 10 vidas. É uma atitude solidária que contribui significativamente para a saúde e o bem-estar dos recém-nascidos”, afirmou Joyce Andrade. 

Durante a entrega do posto de coleta, mães doadoras, que já participavam dos grupos de gestantes da unidade de saúde, também receberam certificados de doação de leite. Kelly Thais revelou como se sente ao doar leite materno. “Quando eu estava na maternidade, vi muitas mães com seus filhos internados. Então, esse alimento vem para nutrir as crianças que tanto precisam e é um sentimento muito bom poder ajudar”, contou.

Para se tornar uma doadora, as mulheres precisam estar com os exames de HIV, sífilis, hepatites B e C em dia, além de não estarem utilizando medicamentos como antibióticos. O cadastro é realizado nos próprios postos de coleta, onde também são oferecidas orientações e acolhimento às voluntárias. 

O leite coletado é processado no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes e distribuído na unidade neonatal para alimentar os bebês em situação de risco.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]