As equipes da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), iniciaram um trabalho intensivo para desobstruir as galerias de águas pluviais e restaurar o sistema, que há cerca de 15 anos encontrava-se inoperante no Conjunto Inocoop, na Cidade Universitária, parte alta de Maceió.
O acúmulo de entulhos ao longo dos anos impedia o escoamento adequado da água das chuvas, causando transtornos e prejuízos para os moradores. Os serviços vão minimizar os alagamento no período chuvoso.
A iniciativa deve pôr fim à sequência de perdas materiais sofridas pela comunidade nos meses em que as chuvas chegam com maior intensidade.
“Tivemos até mesmo que aumentar a altura da garagem para conter o avanço da água. Hoje, temos a alegria de saber que a lama e a sujeira nesses períodos agora serão apenas uma memória do passado”, afirmou o morador da localidade, Paulo Malta.
Durante os trabalhos, foram identificados diversos pontos de interferências causadas por empresas terceirizadas no sistema de drenagem que danificaram a estrutura física das tubulações, que serão reconstruídas. A previsão é que os serviços sejam concluídos nas próximas semanas.
Desde o início do ano, mais de 1.700 toneladas de lixo já foram retiradas da rede de drenagem em toda a cidade de Maceió.
Os serviços de limpeza fazem parte de uma iniciativa mais ampla para melhorar a infraestrutura urbana e garantir melhores condições de vida para os maceioenses.
Fonte: Assessoria