A psicóloga alagoana Jacqueline Nobre Farias Leão integra o rol de palestrantes do Congresso Wainer, maior evento da América Latina voltado à Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia do Esquema, que acontecerá em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, de 03 a 05 de outubro. A edição deve reunir mais de 2 mil pessoas, entre profissionais e estudantes da área da Psicologia vindos de diferentes partes do País, para formações com diversos especialistas.
Jaqueline foi uma das precursoras no trabalho com Terapia do Esquema no Brasil. É certificada pela International Society of Schema Therapy e secretária geral da Associação latino-americana de Terapia do Esquema. Com a palestra "Modo adulto saudável e o trabalho de imagem", no Congresso, ela soma-se a outros grandes nomes da área, como a escocesa Susan Simpson, uma das principais referências do mundo no tratamento de transtornos alimentares, e a norte-americana Kristin Neff, pioneira no campo da investigação da autocompaixão. Interessados em participar do Congresso Wainer 2024 ainda podem se inscrever através do site do evento. Há possibilidade de participação online.
Sobre o Grupo Wainer - Em 2023, a Wainer completou 50 anos de serviços prestados à saúde mental. Voltado à formação de profissionais, o Grupo conta, atualmente, com mais de 30 cursos, entre especializações, formações e cursos breves voltados à Psicologia. Inaugurada em 2020 em Porto Alegre, a Wainer Clínica-Escola proporciona formação integral, contando com supervisões e mentorias de profissionais experientes. Realizado em diferentes cidades desde 2007, os eventos da Wainer chegam, em 2024, a sua 13ª edição, já tendo contribuído para a formação de mais de 15 mil profissionais com conteúdos relevantes e atuais.
Sobre Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia do Esquema - A Terapia do Esquema (TE) e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) são abordagens da psicoterapia que se voltam aos comportamentos, pensamentos e o processamentos das emoções. Em linhas gerais, a TCC leva em consideração diversos aspectos para compreender a forma como os indivíduos interpretam o seu redor e como reagem a ele. Já a TE integra elementos da TCC, identificando um padrão de sentimentos, percepções e comportamentos desenvolvidos pelo paciente quando ele não tem suas necessidades emocionais atendidas.
Fonte: Assessoria