Moradora do bairro Santa Lúcia, na parte alta de Maceió, Mônica Pontes, 46 anos, estava desempregada há cinco anos e não tinha mais esperança de ser contratada, até participar do Sine (Sistema Nacional de Emprego) itinerante. O serviço é uma das iniciativas da gestão do prefeito JHC para facilitar o acesso ao mercado de trabalho, garantir emprego e renda à população e mudar a vida de quem precisa de uma oportunidade.
”Eu perguntei para a moça do Sine o que estava acontecendo, e ela disse que no dia seguinte dariam fichas para quem quisesse arrumar emprego. Fiquei lá desde o meio-dia, peguei a ficha cedo e participei da seleção. Quando fui aprovada, a alegria foi imensa", conta Mônica, que sentia que sua idade era uma barreira para conseguir uma vaga de trabalho.
Hoje, ela trabalha no Supermercado São Domingos, inaugurado este ano no bairro. "Passei cinco anos desempregada, então, conseguir esse trabalho foi uma bênção. Estou realizando um grande sonho. Minha autoestima estava baixa, mas essa oportunidade me deu uma nova vida, com mais qualidade", afirma.
Para ela, a gestão de JHC foi fundamental para que houvesse melhorias em diversas áreas. "A parceria do prefeito com as empresas trouxe esperança para muitas pessoas. Eu nunca tinha tido a carteira assinada e agora posso dizer que minha vida mudou completamente", disse.
Eunice da Silva trabalha em um trailer de lanches que fica em frente ao Supermercado São Domingos e também sente os efeitos da expansão do comércio local. "Nunca tinha conseguido um emprego perto de casa. Hoje, trabalho a uma rua de distância. As vendas no trailer aumentaram muito desde que o mercado abriu. A gente vê a movimentação crescendo e o bairro se valorizando", comenta.
Ela ressalta o impacto positivo da gestão em outras áreas e diz que isso tem feito a diferença na vida da população, em especial da parte alta.
"Além dos empregos, o prefeito investiu muito na educação e na segurança. Meu neto estuda na escola da prefeitura e a organização melhorou bastante. Antes era bagunçado, agora as crianças têm que usar uniforme, o que traz mais disciplina e até formatura tiveram. Além disso, as oportunidades de emprego eram mais concentradas na parte baixa da cidade. Agora, a gente vê melhorias em toda parte, especialmente aqui na parte alta, que era esquecida", afirma Eunice.
Além da abertura de quase 70 mil novas empresas nos últimos quatro anos em Maceió, a parceria com o setor privado é fundamental para garantir vagas de trabalho em supermercados, shoppings e outros segmentos. O Sine Maceió, com uma média de 5 mil vagas intermediadas por ano, desempenha um papel essencial nesse processo.
Dessa forma, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Maceió foi responsável por 65% dos empregos gerados em Alagoas no segundo trimestre de 2024, contribuindo para a queda histórica da taxa de desemprego no estado, que chegou a 8,1%, o menor índice desde 2012. Maceió gerou 28 mil novos postos de trabalho nesse período, impulsionada por investimentos na desburocratização de empresas e a abertura de novos empreendimentos.
Fonte: Assessoria