Dólar com. 5.4351
IBovespa 1
27 de setembro de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Banco Central eleva de 2,3% para 3,2% a projeção do PIB em 2024
27/09/2024 às 14h00

Geral

Valorização da vida: psicóloga dialoga com servidores sobre como atuar em situações de crise

Formação faz parte da campanha Setembro Amarelo no TJAL; aula em Arapiraca acontecerá nesta sexta (27)

Foto: Filipe Norberto

“É um curso voltado para preparar pessoas leigas para atuar em situações de crise suicida, de forma a impedir um desfecho letal”, explica a psicóloga Vilma Victal sobre a capacitação que ministra nesta quinta-feira (26), na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). A formação para servidores faz parte do ciclo de ações do Mês de Valorização da Vida, o Setembro Amarelo, promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). 

Segundo a Vilma, o curso não é focado apenas em teorias. “Trata-se de um curso com muitas oficinas práticas para que as pessoas saibam como identificar que um colega do lado, ou até mesmo um parente, está passando por uma crise desse tipo. Dialogo com os participantes sobre e como se aproximar dessa pessoa e proceder para evitar o desfecho letal”, destaca.

A diretora administrativa da Diretoria Adjunta de Saúde e Qualidade de Vida (DASQV) do TJAL, Patrícia Moraes, acompanha a formação desenvolvida pelo seu setor de trabalho e pela  Secretaria Especial da Presidência. Ela analisa a realidade do Tribunal, destacando que o cenário brasileiro é de aumento de casos de depressão e de ansiedade.

“Temos muitos casos de afastamento por questões psicológicas. Por isso que esse mês é tão importante para a gente, um mês de valorização da vida. Percebemos a quantidade grande de servidores e magistrados afetados por doenças mentais, então nós estamos diante da necessidade ter um maior preparo para lidar e evitar problemas maiores” pontua. 

Curso acontecerá também em Arapiraca

Promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esmal), o curso acontece até as 18h desta quinta-feira (26), em Maceió. A segunda turma atenderá servidores do interior do estado, com aulas na Faculdade Cesmac do Agreste de Arapiraca, nesta sexta-feira (27).

Vilma Janaína Victal acredita que essa formação é uma maneira de aliar qualidade de vida e interações eficientes com as demandas do ambiente organizacional.

“A proposta do curso pelo TJAL demonstra um sinal de muito comprometimento com a vida humana, com seus valores e a dignidade. E mostra também uma preocupação visionária com aspectos de desenvolvimento de competências comportamentais dos seus servidores, que irão  habilitá-los para uma interação mais saudável” afirma.

Procure ajuda 

Para quem precisar de apoio, os seguintes canais de atendimento estão disponíveis:

 - Centro de Valorização da Vida (CVV)

Telefone 188 (24h por dia, ligação gratuita)

E-mail: [email protected]

- Centro de Amor à Vida (CAVIDA)

Telefone  (82) 99333-2375

O Setembro Amarelo é uma iniciativa importante para a prevenção ao suicídio, mas a busca por ajuda e o cuidado com a saúde mental devem acontecer durante todo o ano.


Fonte: Ascom/Esmal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]