A servidora da Justiça estadual Laura Cândida e mais cerca de 100 ciclistas participaram do terceiro passeio ciclístico ‘Ciclojud’, promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), neste sábado (28). A ação mobilizou integrantes do TJAL, Justiça Federal, Justiça eleitoral, além de amigos e familiares de servidores.
Laura é estagiária da 27ª Vara Cível da capital e aproveitou a ocasião para reunir toda a família em um sábado de promoção da saúde e da qualidade de vida. Ela ressalta que pedalar proporciona liberdade e calma.
“É uma liberdade, sabe? Uma liberdade muito grande. Você sente livre o vento no seu rosto, a calma. É bom”, disse. Com ela, participaram também o pai, a mãe, o namorado e o amigo e a ideia do passeio é confraternizar em família.
Integração saúde, esporte e trabalho
O diretor geral do TJAL, Eloy Melo, representou o presidente Fernando Tourinho no evento e enfatizou a grande iniciativa da Presidência que vem dando muito certo.
“Essa integração saúde, esporte e trabalho é muito importante para essa vida em sociedade. Montamos aqui mais uma vez toda a estrutura e temos tudo pronto para mais um lindo evento promovido pelo Tribunal de Justiça”, disse.
O proponente da ação, Benito Carlos, integrante da Assessoria Militar do TJAL, estava muito feliz e satisfeito por ver sua ideia dando certo e reunindo pessoas em prol do esporte.
“Eu vejo que as pessoas estão animadas, gostaram da ideia, abraçaram a causa, estão aqui fazendo alongamento, fizeram a revisão na bicicleta, estão usando os EPIs de segurança. São servidores, amigos e parentes, todos juntos para melhorar sua saúde. Isso me deixa muito feliz”, destacou.
O passeio
O ciclojud já está em seu terceiro passeio e a cada etapa, a quilometragem do percurso aumenta fazendo com que os ciclistas se desafiem e explorem outras partes da cidade com sua bicicleta.
O primeiro passeio teve um percurso de 14,5 km e abrangeu seis bairros da capital, já no segundo os participantes percorreram cerca de 28 km saindo de Maceió em direção ao Balneário do Broma, em Marechal Deodoro.
O terceiro passeio seguiu do estacionamento do TJAL até o Pratagy Acqua Park, no bairro de Pescaria, em Maceió, em um percurso de 41.5 km. Lá no Parque Aquático, os participantes puderam usufruir do espaço e depois retornaram ao ponto de origem.
A servidora da Diretoria de Comunicação do TJAL, Robertta Farias é uma das participantes que pedala desde o primeiro passeio. Ela ressalta que sempre achou libertador andar de bike e que decidiu comprar uma para andar na ciclovia da orla. Não estava nos seus planos andar em grupo até o TJAL criar o Ciclojud.
“A experiência é ainda melhor porque nos divertimos do começo ao fim, conhecemos melhor os servidores que só encontrávamos nos corredores, cuidamos da nossa saúde e o grande diferencial é a segurança do evento. Quem participa de um, não vai querer perder o próximo. A organização é impecável”, enfatizou.
Novos participantes
E neste terceiro passeio, a organização do evento abriu novas vagas para que pessoas que por algum motivo não puderam estar nos primeiros, conseguissem usufruir da iniciativa do TJAL.
Foi o caso do advogado Renato Brito, advogado e irmão de uma servidora do TJAL, que não participou dos dois primeiros passeios por falta de tempo, mas se organizou para estar na terceira etapa. Ele estava muito feliz e empolgado e disse que nunca viu, em nenhum outro Tribunal, uma iniciativa como essa.
“Aqui em Alagoas, o que o Tribunal está fazendo é uma coisa incrível. Essa é a primeira vez que eu estou vendo isso, essa promoção de saúde e qualidade de vida para servidores e conhecidos dentro de um Tribunal. Todos estão de parabéns pela iniciativa. Espero não perder os próximos”, comentou.
Próximo passeio
O último passeio ciclístico do TJAL do ano de 2024 acontecerá em 30 de novembro e será uma meia volta à Lagoa. O coordenador do Núcleo Socioambiental e um dos organizadores do evento avalia o sucesso do evento e já aumenta as expectativas para a última etapa do ano.
“Tudo começou porque a Presidência já tinha a intenção de promover ações assim e já existiam servidores prontos para propor e conduzir a iniciativa. E tudo tem dado muito certo. Para o próximo estamos finalizando alguns detalhes e tudo indica que será ótimo como os demais, proporcionando aos participantes que usufruam de novos espaços naturais”, disse.
Antes da largada, no estacionamento do TJAL, os servidores fizeram aquecimento e puderam realizar exames de pressão e glicemia. O evento é promovido pelo Núcleo Socioambiental do Tribunal, com apoio do Banco de Brasília (BRB), da Unimed Maceió, da Atlântica Motos e do Sam's Club.
Fonte: Dicom TJAL