Aula prática na feira, com pesquisa e extensão. Essa foi a experiência vivida pelos alunos do 3º período noturno do curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Ufal (Feac). Eles realizaram um diagnóstico dos frequentadores e empreendedores da Feira Sustentável Sabor do Campo, organizada mensalmente pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semah), do Governo de Alagoas.
A atividade que alinha ensino, pesquisa e extensão fez parte do componente curricular Análise das Organizações, e foi realizada em duas etapas sob a orientação do professor Carlos da Costa. Primeiro, os estudantes visitaram a feira para fazer o diagnóstico para compreender o perfil das pessoas que frequentam o local e também dos que comercializam seus produtos.
“Os dados mostraram que os frequentadores são fiéis, consideram os produtos de qualidade e visitam a feira mais de cinco vezes ao ano”, destaca o resultado da pesquisa. A Feira Sustentável ocorre sempre no segundo domingo, no Corredor Vera Arruda, e os alunos também puderam analisar que os empreendedores são artesãos e agricultores familiares.
De acordo com os dados obtidos na pesquisa, eles mostraram interesse em realizar cursos e capacitações na área de gestão. Esses resultados foram apresentados no último dia 8 de novembro ao superintendente da Semarh, Daniel Lima, e à coordenadora da Feira, Claudia Almeida.
Os estudantes foram recebidos na Semarh para entregar o diagnóstico concluído por meio da atividade de extensão da Ufal e puderam contar com o apoio da Secretaria para manter a aplicação da pesquisa nas feiras que ocorrerão em 2025.
Fonte: Ascom Ufal