A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal) e o Mentoring Team do Governo de Alagoas promoveram uma oficina sobre projetos inovadores especialmente voltada aos professores interessados em participar no edital do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr), na Trilha 2: Iniciação à Inovação e ao Empreendedorismo.
O treinamento presencial recebeu quase 60 inscrições, e foi realizado no Centro de Inovações, em Jaraguá, sendo mais uma das várias atividades de divulgação da chama pública e estímulo à participação em trilhas específicas.
Além dos aguardados docentes do ensino médio, da rede pública, o evento também atraiu professores do ensino superior, como permitido no edital, e até mesmo estudantes interessados em contribuir mais com os seus orientadores na elaboração dos projetos de inovação requeridos pelo edital para a Trilha 2.
Suporte
O professor Mário Zeymison, da escola Estadual Roberto Mendes, de Palmeira dos Índios, fazia projetos de cinema com seus alunos voluntários, e chegou a realizar vários filmes premiados com eles, mesmo antes do suporte financeiro viabilizado pelo Governo de Alagoas no Pibic Jr. Ano passado, participou do edital na Trilha 3, voltada às artes, cultura popular e economia criativa, e agora, com bons resultados na prática, está desenvolvendo um negócio com os seus alunos:
“Eu tava pensando justamente o quanto eu me sinto estando no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas, porque eu já tinha um esboço desse projeto, que acontece desde março desse ano, de empreendedorismo voltado para comunicação, para transmissão de eventos ao vivo. A gente oferece um serviço, e ele pode alcançar outro lugar que não estava alcançando, justamente porque as informações que foram aqui veiculadas não estavam disponíveis para a gente”, explica o professor de audiovisual.
A professora Ábia Marpin, colabora da Fapeal e responsável pelo Edital Pibic Jr, comenta: “é muito feliz para o programa perceber esse amadurecimento tão rápido e esse interesse em avançar na conexão entre a ciência e a sociedade. Muitas vezes o ambiente acadêmico tem alguma dificuldade de pensar o mercado, e esse termo é, às vezes, um pouco vilanizado. Hoje, resultado fantástico é um sinal de que está mais perto do que longe o momento que nossos estudantes vão desenvolver produtos e serviços que vão estar na casa dos alagoanos”, afirmou.
Já Renata Barreto, coordenadora do Mentoring Team, afirmou que recebe empresas que já passaram pela fase do projeto, mas que em muitos casos é necessário fazer ajustes. “Poder ajudar no começo desses projetos, e principalmente considerando o público, que é bem gratificante, é diferente, mas é inspirador. Se a gente tivesse essas oportunidades com todos, no começo, eu acho que os resultados seriam maiores do que o que a gente consegue ver hoje no nosso ecossistema”, observou a gestora.
Além dela, palestraram os mentores Vitória Freire (Tecnologia), Raphael Araújo (Vendas) e Filipe Castro (Marketing).
As inscrições vão até 10/12/2024, em www.fapeal.br.
Fonte: Naísia Xavier / Ascom Fapeal