Na tarde desta sexta-feira (22/11), o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) realizou a última reunião de planejamento para o II Mutirão Vaga Inclusiva de Trabalho. A ação visa promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e será realizado na próxima quinta-feira (28/11), a partir das 9h, na Escola Municipal Dom Pedro I, em Rio Largo. A iniciativa oferece cerca de 200 vagas de emprego em Rio Largo e outros municípios, com salários que podem chegar a R$ 5 mil.
A ação é fruto de uma parceria entre o TRT-AL, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTe), a Secretaria Estadual da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), o Ministério Público do Trabalho em Alagoas e a Prefeitura de Rio Largo.
Empresas do setor açucareiro de Rio Largo e da região estarão presentes no evento, oferecendo vagas exclusivas para pessoas com deficiência. Entre as oportunidades disponíveis estão os cargos de motorista canavieiro, operador de máquinas, auditor de qualidade, cozinheiro, auxiliar administrativo, entre outros. A iniciativa visa reduzir as barreiras que dificultam o acesso ao mercado de trabalho para esse público.
O juiz Flávio Luiz da Costa, presidente do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do TRT-AL e coordenador do projeto Mutirão Vaga Inclusiva, destacou a relevância do trabalho conjunto entre o poder público e o Judiciário. “A adesão da Prefeitura de Rio Largo ao Projeto Mutirão Vaga Inclusiva é essencial para fortalecer a rede de apoio às pessoas com deficiência. Essa parceria é um modelo de inclusão que esperamos ver em outras cidades da região”, afirmou o magistrado.
Já em sua segunda edição, o Projeto tem se consolidado como uma ferramenta eficaz de inclusão social e laboral. A primeira edição do projeto foi realizada em Maceió, e teve como resultado cerca de 100 pessoas contratadas e mais de 400 atendidas.
Fonte: Assessoria