As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Benedito Bentes e Trapiche da Barra, geridas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), receberam, no dia 31 de outubro, a acreditação ONA nível 3, Acreditado com Excelência – que, além de avaliar os critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão, demonstra ciclos de melhorias e maturidade institucional. No Brasil, apenas 7 unidades de saúde contam com a certificação nível 3, nas quais duas delas são as UPAs Trapiche e Benedito Bentes. Além disso, apenas 3 unidades são acreditadas ONA 3 com gestão pública, e duas delas estão sob gestão do ISAC.
Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, a instituição passou por uma avaliação detalhada, através de uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e também uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA. Eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada, bem como os ciclos de melhorias e maturidade institucional.
De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde.
"A acreditação das UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra é válida por três anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação, todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação", explica.
"A certificação ONA 3 representa um marco na história da UPA Benedito Bentes. Estamos sempre em busca da melhora contínua e da excelência junto à qualidade que é realizada em nossos atendimentos. Através das visitas dos avaliadores buscamos não só a avaliação dos procedimentos, mas sim os aprimoramentos que são necessários para aperfeiçoar a assistência prestada aos nossos pacientes. De acordo com que temos oferecido em nossa UPA, garantimos, mais uma vez, que nosso ambiente é seguro, eficaz e humanizado", relata Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes.
Para a diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, Narita Brito, essa conquista é fruto da dedicação e esforço dos colaboradores da unidade em buscar a excelência diária no atendimento aos pacientes.
"É com muita emoção e alegria que recebemos a certificação ONA 3, isso demonstra a excelência do nosso trabalho. Agradeço a todos os colaboradores da UPA Trapiche que fizeram parte desse processo que não foi algo de alguns meses, mas sim de 10 anos de história da UPA Trapiche da Barra. Todos fazem parte desse processo e dessa história, e agora a nossa UPA é ONA 3", destaca.
Sobre a Acreditação
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.
Para receber a certificação Nível 3 - Acreditado com Excelência, a organização precisa atender a três critérios:
O certificado é válido por três anos.
Sobre a UPA Benedito Bentes
A UPA Benedito Bentes tem gestão compartilhada com o Instituto Saúde e Cidadania através de contrato de gestão com a Prefeitura de Maceió (AL). Sua operacionalidade constitui-se de 19 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, prestando serviços de qualidade na segurança do paciente, com acolhimento e triagem por Classificação de Risco baseado na metodologia Protocolo de Manchester.
As especialidades para atendimento são: Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Odontologia. Dispõe de sala de Aplicação de Medicamentos; sala de observação Pediátrica, Adulto e Urgência Clínica; e SADT (Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico) em raio-x, Laboratório e ECG (eletrocardiograma). É certificada como Nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecida pela implantação do projeto Lean nas Emergências e possui o selo Acreditado Diamante da Qmentum International.
Sobre a UPA Trapiche da Barra
A UPA Trapiche da Barra é custeada pela Prefeitura de Maceió (AL) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 16 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência clínica, ortopédica, pediátrica e odontológica. É certificada como nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecida pela implantação do projeto Lean nas Emergências e possui o selo Acreditado Diamante da Qmentum International.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia hospitais, unidades de pronto atendimento, ambulatórios e multicentros de saúde e espaço saúde. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.
Fonte: Assessoria