Palco de uma homenagem especial, o estádio Rei Pelé, em Maceió, se tornou símbolo da conscientização sobre a prematuridade. Neste domingo (24), durante uma partida entre CRB e Operário-PR, o gramado do estádio abriu alas para uma ação da Secretaria de Estado da Primeira Infância e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que uniram forças em prol do novembro roxo, mês de conscientização sobre a importância dos cuidados e da prevenção do parto prematuro.
Entrando em campo unidos em um momento emocionante, os jogadores ergueram uma faixa com a mensagem da campanha, demonstrando o compromisso do time com a causa. Segundo o secretário Executivo da Primeira Infância de Alagoas, Gustavo Philipe, a homenagem no estádio Rei Pelé foi pensada para dar visibilidade à causa.
“Escolhemos o Rei Pelé para dar visibilidade a essa causa tão importante que é a conscientização do novembro roxo. Todas as Secretarias e representantes estaduais estão hoje aqui em prol da mesma ação, trabalhando de forma transversal para que os pequenos alagoanos que estão nascendo tenham uma vida cada vez mais digna. Entramos com essa faixa e transmitimos esse recado de amor, consciência e compromisso”, disse.
No Brasil, um em cada dez bebês nasce prematuro, o que representa uma série de desafios para os pequenos e suas famílias. Durante o mês de novembro, profissionais de saúde, organizações e familiares se unem para reforçar a importância de uma rede de apoio abrangente e da assistência neonatal de qualidade, essenciais para aumentar as chances de desenvolvimento saudável e reduzir as complicações associadas à prematuridade.
A campanha foi organizada pela Secretaria de Estado da Primeira Infância (SECRIA) e conta com o apoio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ), Federação Alagoana de Futebol (FAF), Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança e Adolescente (SUMCA) e Secretaria de Estado da Saúde (SESAU). A parceria entre esses órgãos reflete o compromisso conjunto em garantir que bebês prematuros e suas famílias recebam os cuidados e apoios que merecem, não apenas em novembro, mas durante todo o ano.
Fonte: William Makaisy / Ascom Cria