O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e do Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT (CECD/LGBT-AL), realizará nos dias 27 e 28 de novembro, a 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. O evento acontecerá na Sede da OAB/AL, no bairro de Jacarecica, em Maceió, e tem como público-alvo servidores públicos, estudantes, movimentos sociais que lidam com a pauta LGBTQIA+ e sociedade civil.
Durante os meses de agosto, setembro e outubro, foram realizadas as conferências municipais e regionais, onde foram eleitos os delegados para a etapa estadual. A Conferência Estadual tem como objetivos: aprofundar o debate sobre as demandas e necessidades da população LGBTQIA+; propor e discutir diretrizes e recomendações para políticas públicas; promover a participação social e política; fomentar a integração entre a gestão estadual, associações e coletivos voltados à comunidade LGBTQIA+; eleger propostas e delegados para a Conferência Nacional.
Os debates e propostas envolvendo diversos atores sociais, políticos e institucionais serão organizadas ao redor de 4 eixos: 1. Enfrentamento à violência contra a população LGBTQIA+; 2. Trabalho digno e geração de renda para a população LGBTQIA+; 3. Interseccionalidade e internacionalização e 4. Institucionalização da política nacional das pessoas LGBTQIA+.
Além do MDHC e do CECD/LGBT-AL, a 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ também conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa.
Fonte: Ascom Semudh