Vinte e cinco alunos do Colégio Integrado visitaram nesta terça-feira (23) a sede do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) como forma de complementar os estudos em sala de aula e aprender conteúdos de forma prática. No encontram, foram apresentados os trabalhos e projetos desenvolvidos pelo órgão, e os visitantes também conheceram o Herbário MAC e a Gerência de Laboratório de Estudos Ambientais (Gelab).
Durante a visita, foram apresentados métodos de análises de balneabilidade da água, fundamentais para avaliar a qualidade das águas em praias, rios e lagos. Os estudantes acompanharam explicações sobre a realização das coletas e os testes laboratoriais que determinam a presença de contaminantes microbiológicos, como coliformes fecais, além de parâmetros químicos e físicos que garantem a segurança dos banhistas.
Outro ponto de destaque foi a visita à vasta coleção de plantas nativas catalogadas, bem como os trabalhos e estudos da flora local desenvolvidos pelo Herbário MAC. Além de observarem as amostras, os alunos tiveram contato com processos de catalogação e preservação.
“O que eu mais gostei de conhecer foi a carpoteca que mostrou o processo de como são armazenadas as frutas, e também aprendi sobre frutas secas, espécies nativas e exóticas. Isso mostra o quão importante é ter instituições que se dedicam a esses trabalhos”, conta, Nicolas Lessa, aluno do segundo ano do ensino médio.
Segundo a professora de biologia Lane Lessa, a visita ao IMA é uma experiência enriquecedora para os alunos. “Na visita ao IMA complementamos o que foi abordado na escola sobre plantas e águas, e a importância da preservação do meio ambiente”, destacou, ressaltando como a vivência prática contribui para a conscientização ambiental e o aprendizado.
Agendamento para visitas e solicitação de projetos
O agendamento para visitas ou solicitação de projetos como o Barco Escola deve ser realizado por meio de ofício enviado pelo Portal IMA+ : https://licenciamento.ima.al.gov.br/#/requerente/conta/entrar
No processo, é essencial que a escola ou instituição informe a quantidade de participantes, para garantir controle e organização. Além disso, todos os visitantes devem estar de calça e sapato fechado, conforme exigido pelas normas de segurança, já que a visita inclui áreas como o laboratório.
Fonte: Ascom IMA/AL