Com o objetivo de prevenir e impedir complicações à saúde de pacientes cardiovasculares, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Lúcia, gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), realiza um tratamento eficaz que fornece cuidados de alta qualidade aos pacientes que sofrem de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) com supra de ST: a trombólise.
A trombólise é um tratamento para o IAM que consiste na injeção de um medicamento que dissolve o trombo ou coágulo sanguíneo, como é mais conhecido, que se formou. Além do IAM, a trombólise é utilizada para tratar episódios agudos, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), embolia pulmonar e isquemia aguda dos membros.
A boa notícia é que a equipe da UPA Santa Lúcia, composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos plantonistas, com o apoio do programa "Bate Coração", do Governo de Alagoas, e o uso do aplicativo de telemedicina "Join", está preparada e tem agido com celeridade e precisão ao realizar a trombólise.
Durante o tratamento, os profissionais dissolvem o coágulo responsável pela obstrução, restabelecendo o fluxo sanguíneo e reduzindo significativamente o risco de complicações graves e a mortalidade de pacientes.
Exemplo de caso
Com dores no peito e irradiando para o braço direito, uma paciente foi admitida na UPA Santa Lúcia às 11h50 do dia 6 de dezembro. Ela alegou apresentar um quadro de náusea, vômitos e muito suor desde às 7h.
Ao chegar na unidade, a equipe logo direcionou a paciente à sala de eletrocardiograma, cujo exame mostrou um IAM com supra de ST causado pela obstrução total de uma artéria coronária, condição grave que pode levar à morte se não tratada rapidamente.
"Graças à atuação coordenada e dedicada da equipe, a intervenção foi eficaz e a paciente se manteve estável", afirmou Walma Marinho, diretora-geral da UPA Santa Lúcia. "A trombólise, quando realizada nas primeiras horas do infarto, pode salvar vidas, preservando a função cardíaca e melhorando o prognóstico, um resultado possível pelo esforço conjunto dos profissionais envolvidos", acrescentou.
Premiação com o Selo Prata
Com apenas oito meses de funcionamento, a UPA Santa Lúcia foi premiada, em novembro de 2024, com o selo Prata, por meio do programa "Bate Coração", implantado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), durante a primeira edição do Congresso de Cardiologia do Hospital do Coração Alagoano.
O reconhecimento da UPA se deu pelo excelente desempenho da equipe de profissionais no programa, através dos processos e fluxos estabelecidos para os pacientes cardiovasculares, com foco na qualidade, segurança e humanização do atendimento.
Sobre a UPA Santa Lúcia
A UPA Santa Lúcia é custeada pela Prefeitura de Maceió (AL) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 19 leitos e tem capacidade para atender até 350 pacientes por dia, oferecendo serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Odontologia, Ortopedia e Pediatria, e exames de raio-x, eletrocardiograma (ECG) e laboratoriais. É classificada como Porte III e atende ininterruptamente em regime 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive aos finais de semana e feriados, exceto Odontologia.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.
Fonte: Assessoria