Atualizada das 12h38
Um avião de pequeno porte atingiu uma casa e caiu sobre uma loja de móveis, em Gramado (RS), na manhã deste domingo (22). A informação preliminar da Defesa Civil aponta que a aeronave transportava dez pessoas. De acordo com o governador Eduardo Leite, não há sobreviventes entre os tripulantes.
“No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”, escreveu o governador em publicação nas redes sociais.
A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que o avião decolou de Canela, cidade vizinha a Gramado. Antes de cair, o avião colidiu na chaminé de um prédio, e em seguida, no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Os destroços ainda alcançaram uma pousada, onde, pelo menos, duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas.
O acidente foi registrado na Rua das Hortênsias, no bairro Avenida Central. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, a aeronave que havia decolado em Canela (RS) colidiu contra a chaminé de um prédio, e em seguida, no segundo andar de uma residência, caindo sobre o comércio. Os destroços do veículo ainda atingiram uma pousada nas imediações.
“Pessoal, caiu um avião aqui, do lado do Aquecee, a lojinha queimando tudo aqui”, diz uma testemunha ao gravar no local. Nas imagens circulam nas redes sociais, é possível ver a situação no local, com muita fumaça e fogo na região. “Pessoal que está vindo de Canela, acabou de cair alguma coisa aqui na loja. Foi um barulho muito forte”, diz outro homem que passava pela rua.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e controlou o incêndio. Ao menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria devido a inalação da fumaça do incêndio provocado pela queda. O local segue isolado pela Brigada Militar. As forças de segurança permanecem na região fazendo o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso.
Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que investigadores do 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência e coletar dados e informações sobre danos causados à aeronave, ou por ela, assim como o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que foi acionada para realizar a investigação da ocorrência, envolvendo a aeronave de matrícula PR-NDN. De acordo com o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ela está em nome de Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, em situação normal de aeronavegabilidade, e poderia ser utilizada para transporte privado, com operação negada para táxi aéreo.
Ainda não há informação da identidade das vítimas do acidente.
Fonte: Redação com Agência Brasil e Terra