A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) divulgou relatório das ações da Superintendência do Programa Ronda no Bairro. Os números são do período de 1º de janeiro a 1º de dezembro de 2024 e mostram que o trabalho diário da Equipe de Articulação e Mobilização Social, por exemplo, resultou em um número recorde de 9.710 ações ao longo do ano, distribuídas em diversas áreas de atuação. A equipe conta com psicólogos e assistentes sociais, que se revezam diariamente nesses atendimentos.
Além do Social, o relatório também apresentou números satisfatórios do Ronda no Bairro no trabalho operacional, ou seja, nas ações de segurança de proximidade. As equipes são compostas pelas guarnições que atuam diariamente em quatro territórios: orla, Centro, Benedito Bentes e Jacintinho.
Nesse quesito, com base nos dados do Cadastro de Atendimento e Despacho (CAD) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), o programa apresentou redução de alguns índices criminais importantes. No comparativo entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro do mesmo ano, os destaques ficam por conta da diminuição nos casos de furto (menos 25%) e tentativa de homicídio (menos 58%). Já no comparativo do segundo semestre de 2024 com o mesmo período do ano passado, o destaque é a redução dos furtos, que caíram 15%.
“São números que a Seprev e o Ronda no Bairro comemoram porque demonstram que o programa tem atendido ao que determina o governador Paulo Dantas, que é aumentar a sensação de segurança em nossa sociedade, lembrando que esse trabalho é sempre realizado em parceria e interação com as demais forças de segurança de Alagoas. E temos, também, resultados significativos na prevenção à violência e no acolhimento humanizado, no caso do Social, que lida com a parcela da população em situação de vulnerabilidade”, destacou o secretário Executivo de Políticas de Prevenção à Violência da Seprev, tenente-coronel Fábio Melo.
Abordagem social
Dentre as ações citadas pelo secretário, destaque para a abordagem social, que teve um total de 737 ações realizadas, com a equipe atuando diretamente no contato com a população em situação de vulnerabilidade, com foco na identificação de demandas e no acolhimento inicial das vítimas, além dos encaminhamentos e orientações para a rede de apoio socioassistencial e/ou psicossocial, que resultaram em um total de 237 atividades. Neste caso, a Equipe Social de Articulação e Mobilização Social orientou e direcionou indivíduos e famílias para serviços das redes de suporte especializados.
Grande parte dessas ações é realizada em parceria com as demais superintendências da Seprev, como a Superintendência de Políticas Sobre Drogas, por meio da Rede Acolhe, e a Superintendência de Prevenção à Violência, através das Casas de Direitos.
Além desses dois aspectos, o Social também se voltou para o atendimento interno a colaboradores do próprio Ronda no Bairro: foram 50 atendimentos, incluindo ações de suporte direcionadas com foco no bem-estar e na resolução de questões internas.
Fonte: Luciano Milano/Ascom Ronda