Nove aprovados no 1º Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de Alagoas para serventias extrajudiciais de Maceió foram investidos nas respectivas unidades na manhã desta segunda-feira (13), na sede da Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL). No interior do estado, as lotações estão sendo realizadas nas comarcas correspondentes, pelos juízes corregedores permanentes.
Natural do Mato Grosso, Mariani Rodrigues de Souza já atuava em uma serventia extrajudicial no Tocantins, mas escolheu prestar esse serviço tão essencial à população no estado de Alagoas, no 2º Cartório de Protesto de Títulos e Letras de Maceió. Mariani já planeja modernizar a unidade, com um aparato tecnológico que corresponda às necessidades da população.
“A gente está mudando de casa, trazendo a família. É um desafio tanto pessoal quanto profissional, mas acredito que o maior realmente seja na parte da tecnologia, porque é uma serventia, principalmente o protesto, que se pauta muito em rapidez, celeridade, intimação, os prazos são muito curtos e quanto mais tecnológico, mais eficiente for, melhor o atendimento.
Quem vai assumir o Cartório de Registro Civil do Benedito Bentes é o maranhense Francisco Rubens Costa Silva Ângelo, que terá o primeiro contato com o extrajudicial.
“O intuito é sempre agregar à comunidade e buscar o avanço do serviço extrajudicial no estado, então as minhas expectativas são as melhores. Esse foi o meu segundo concurso, e é a minha primeira associação de delegação. Foi muito receptivo esse contato com a Corregedoria, na pessoa do Dr. Anderson Passos e, a priori, parece-me que serão tempos de irmandade”, disse.
O juiz Anderson Passos, coordenador do Extrajudicial em Alagoas, deu boas vindas aos novos delegatários e ressaltou que os cartórios desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e segurança dos atos civis da população, uma vez que somos acompanhados por eles desde o nascimento.
“Vocês são uma parte indissociável da atuação do Poder Judiciário. Cada vez mais as competências que os cartórios têm se ampliam; e nós esperamos que vocês desempenhem um papel de excelência, de destaque, e que prestem um bom serviço para o Judiciário e a sociedade como um todo. Somos muito gratos por todo o trabalho que as serventias extrajudiciais realizam”, ratificou.
O presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL), Roberto Wagner Falcão, desejou boa sorte a todos e se colocou à disposição para sanar dúvidas sobre o registro civil.
“A gente presta um serviço à sociedade muito importante e, cada vez mais, nós temos alcançado nosso objetivo através dos programas sociais, como o Registre-se, do CNJ, e o Registro Para Todos, que é nossa campanha local. Nosso trabalho está sendo recompensado de uma forma digna. Diante disso, parabenizo a todos e vamos ao trabalho!”.
O presidente da Associação dos Notários e Registradores, Rainey Marinho, agradeceu ao corpo técnico da Corregedoria, por sempre estar atento e preocupado com os notários no estado. Aos novos delegatários, disse que “gostaria que vocês percebessem que a história de Alagoas é uma história construtiva e que vocês venham ser arquitetos, engenheiros dessa história. Sejam muito bem-vindos!”
Fonte: Niel Rodrigues e Sâmara Souza - Ascom CGJ/AL