A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) realiza, entre os dias 15 de janeiro e 14 de fevereiro, uma série de ações voltadas para a prevenção e conscientização sobre a hanseníase, no âmbito da campanha "Janeiro Roxo". Este mês é dedicado ao combate à doença, buscando sensibilizar a população e fortalecer as estratégias de diagnóstico e tratamento.
De acordo com Vânia Bernardino, responsável técnica pela Coordenação do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, a campanha tem como principal objetivo sensibilizar a população sobre os sinais, sintomas e riscos da hanseníase. “Com o diagnóstico precoce, garantimos o tratamento adequado e oportuno, interrompendo a cadeia de transmissão da doença e reduzimos o estigma e discriminação que ainda cercam esse diagnóstico”, destaca.
Durante o período da campanha, diversas ações serão realizadas em parceria com os profissionais de saúde do município. Entre elas, destacam-se a divulgação de informações educativas por meio de folhetos, cartazes e campanhas nas redes sociais, além da realização de palestras em salas de espera e grupos organizados nas Unidades de Saúde para conscientizar a população sobre a doença. Também será feita a busca ativa de casos suspeitos, identificando pacientes com sintomas dermatoneurológicos durante os atendimentos.
A campanha conta, ainda, com visitas domiciliares para conscientização porta a porta nas comunidades, além do acompanhamento de pacientes que abandonaram o tratamento ou que estão em situação de faltas recorrentes, incentivando o retorno ao acompanhamento médico. Também serão realizados exames em contatos próximos de pessoas diagnosticadas com hanseníase nos últimos cinco anos, como forma de identificar precocemente novos casos.
Dia H
Uma das principais iniciativas será o "Dia H", uma ação especial que ocorrerá em todos os Distritos Sanitários. Durante este dia, serão oferecidos atendimentos médicos, palestras e atividades educativas. O objetivo é intensificar os esforços para promover a conscientização, o diagnóstico precoce e a interrupção da cadeia de transmissão da hanseníase, além de combater o estigma associado à doença.
Sobre a doença
A hanseníase é uma doença curável, mas seu controle eficaz depende do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da participação ativa da população e dos profissionais de saúde nessa luta. Para mais informações, procure a Unidade de Saúde mais próxima ou acesse os canais oficiais da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.
Confira cronograma Janeiro Roxo (Dia H)
15/01 - 1º Distrito Sanitário: II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Manhã);
16/01 - 8º Distrito Sanitário - URS Maria da Conceição Paranhos - Jacarecica (Tarde);
21/01 - 5º Distrito Sanitário URS João Paulo II - Jacintinho (Tarde);
23/01 - 2º Distrito Sanitário: URS Roland Simon - Vergel (Manhã)
27/01 - 6º Distrito Sanitário: URS Hamilton Falcão - Benedito Bentes (Manhã)
29/01 - 4º Distrito Sanitário: URS Antônio de Pádua - Petrópolis (Tarde);
04/02 - 7º Distrito Sanitário: URS Ib Gatto - Tabuleiro do Martins (Manhã).
Fonte: Assessoria