Dólar com. 6.013
IBovespa 6
15 de janeiro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governo publica regras para curso de formação de aprovados no CPNU
15/01/2025 às 08h30

Geral

Saúde cardiometabólica: como manter o emagrecimento além do verão?

A chegada do verão traz uma corrida desenfreada pelo emagrecimento. Academias e clínicas de estética sentem o aumento da demanda por clientes que desejam resultados rápidos. No entanto, especialistas alertam que perder peso apenas para a estação é um erro comum e perigoso. O foco não deve estar apenas na balança, mas na saúde como um todo, especialmente na saúde cardiometabólica — um conceito que ganha cada vez mais atenção por seu papel no equilíbrio do corpo e no emagrecimento sustentável.

A saúde cardiometabólica envolve o equilíbrio entre fatores como níveis hormonais, vitaminas e minerais, que garantem o funcionamento pleno do organismo. E esse equilíbrio afeta diretamente a qualidade do sono, a disposição e a capacidade de manter um peso saudável. De acordo com a cardiologista e nutróloga Patrícia Albuquerque, o emagrecimento que se sustenta a longo prazo é resultado desse equilíbrio. "Quando você cuida do seu metabolismo e da saúde cardiovascular, cria uma base para um emagrecimento consistente e duradouro, com impacto positivo na qualidade de vida", afirma a especialista. 

Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacam a obesidade como uma das grandes epidemias globais, com mais de um bilhão de pessoas vivendo com a condição. No Brasil, o cenário é igualmente preocupante: a obesidade afeta 25% da população adulta, reflexo de hábitos alimentares inadequados e do sedentarismo  .

De acordo com a Dra. Patrícia Albuquerque, muitos pacientes chegam ao consultório com a ideia de que emagrecer significa apenas reduzir o número na balança, recorrendo a dietas restritivas ou medicamentos sem orientação. "Essa busca pelo emagrecimento rápido muitas vezes causa desequilíbrios orgânicos graves. O uso de diuréticos, por exemplo, só elimina líquidos, e não gordura. Além disso, cortar carboidratos de forma radical pode levar à falta de energia e a episódios de compulsão alimentar."

Outro ponto crucial é a escolha da atividade física. A médica destaca que qualquer exercício que proporcione prazer é bem-vindo, mas ressalta que a musculação tem papel especial na longevidade. "Cultivar massa muscular não só ajuda no emagrecimento como protege os ossos e melhora a saúde mental, liberando substâncias que promovem bem-estar", explica.

A medicina personalizada também é apontada como um grande aliado nesse processo. Com diagnósticos precisos, é possível identificar déficits nutricionais e hormonais, tratar o corpo de forma integrada e identificar inclusive predisposições genéticas.. "Esse tipo de abordagem melhora a resposta a tratamentos, dietas e exercícios físicos, potencializando os resultados e garantindo um emagrecimento mais saudável e duradouro", destaca a médica.

A mudança de mentalidade sobre saúde, impulsionada pela pandemia, também tem contribuído para uma busca mais consciente pelo bem-estar. "Hoje, há mais informação disponível e uma preocupação maior com a prevenção. As pessoas entenderam que a saúde precisa ser cuidada durante todo o ano, e não apenas em momentos específicos", pontua Patrícia.

Em um cenário onde o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para diversas doenças crônicas, a saúde cardiometabólica surge como uma aliada poderosa. "O emagrecimento sustentável, mais do que uma questão estética, é uma conquista de longevidade, saúde e qualidade de vida que deve ser cultivada ao longo de todo o ano", conclui. 


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]