A preocupação com a saúde mental tem chamado cada vez mais atenção da sociedade, principalmente nos serviços de saúde. E neste mês, é o foco principal da campanha Janeiro Branco, uma iniciativa que visa conscientizar a população sobre a importância dos cuidados emocionais.
Em alusão à campanha, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Lúcia, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), realiza atividades com seus colaboradores, abordando diferentes maneiras de transformar e fortalecer a mente.
Uma dessas dinâmicas é o "Jogo da Gratidão". A proposta é pegar uma frase e, a partir dela, falar sobre si, reconhecendo o impacto daquelas palavras em suas vidas.
"Foi um momento de reflexão importante sobre o poder da gratidão no fortalecimento da saúde mental e emocional", destaca Lavínia Carvalho, psicóloga organizacional da UPA Santa Lúcia. "Atividades como essas estimulam o reconhecimento de pequenas conquistas diárias e fortalecem os laços de empatia", acrescenta.
Ao longo do mês, as UPAs de Maceió seguem abordando sobre o tema aos seus colaboradores, disseminando informações e os conscientizando sobre a importância da saúde mental, além de promover momentos de acolhimento àqueles que se dedicam diariamente no cuidado e bem-estar dos pacientes dos serviços de urgência e emergência.
Sobre a UPA Santa Lúcia
A UPA Santa Lúcia é custeada pela Prefeitura de Maceió (AL) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 19 leitos e tem capacidade para atender até 350 pacientes por dia, oferecendo serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Odontologia, Ortopedia e Pediatria, e exames de raio-x, eletrocardiograma (ECG) e laboratoriais. É classificada como Porte III e atende ininterruptamente em regime 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive aos finais de semana e feriados, exceto Odontologia.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.
Fonte: Assessoria