Dólar com. 5.912
IBovespa 1
27 de janeiro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Internet virou “campo minado” para crianças e jovens, diz especialista
25/01/2025 às 20h00

Geral

IMA participa da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente e reforça importância da transformação ecológica

Evento sediado em Porto Calvo reuniu instituições e municípios do Litoral Norte, que são destinos turísticos e econômicos de Alagoas

Evento reuniu instituições e representantes dos municípios de Porto Calvo, Jacuípe, Japaratinga, Matriz do Camaragibe e Maragogi - Allex Nazário / Ascom Porto Calvo

 O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) participou, nesta sexta-feira (25), da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente (CIMA), sediada no município de Porto Calvo e realizada com o apoio das prefeituras locais, sendo capitaneada pela Prefeitura de Porto Calvo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A iniciativa foi pioneira e destaca o compromisso dos municípios envolvidos na construção de políticas ambientais eficazes. 

 O evento reuniu instituições e representantes dos municípios de Porto Calvo, Jacuípe, Japaratinga, Matriz do Camaragibe e Maragogi, que debateram propostas baseadas na realidade local e elegeram delegados para a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), convocada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), conforme a Portaria nº 1079, de 10 de junho de 2024. 

O Litoral Norte, considerado um dos principais destinos turísticos e econômicos de Alagoas, enfrenta desafios ambientais que demandam uma abordagem integrada, envolvendo o poder público e a sociedade civil. Durante o evento, o gerente de Unidades de Conservação do IMA, Alex Nazário, ressaltou a importância da presença do Instituto nessas discussões voltadas à transformação ecológica, reforçando a necessidade de soluções ambientais diante das mudanças climáticas. 

 “A participação do IMA é essencial nesse processo, pois a transformação ecológica, além de focar em soluções ambientais para as mudanças climáticas, precisa ser inclusiva, considerando não apenas a questão econômica e ambiental, mas, sobretudo, a sustentabilidade das comunidades mais vulneráveis. Quilombolas, indígenas, ribeirinhos e pescadores devem ser reconhecidos como agentes fundamentais para a construção de um meio ambiente equilibrado e sustentável”, afirmou Nazário. 

Ele também destacou que a transformação ecológica deve alcançar todas as camadas da sociedade, levando em consideração os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Segundo ele, é necessário adotar medidas preventivas, estratégias para enfrentamento de desastres e ações conjuntas entre autoridades e sociedade civil. A realização da 1ª CIMA foi um marco para os municípios participantes, que demonstraram comprometimento em promover o desenvolvimento sustentável da região. 

O IMA parabenizou, ainda, a Prefeitura de Porto Calvo, em especial à secretária municipal de Meio Ambiente, pelo empenho na organização do evento e pela mobilização de esforços para fortalecer as políticas ambientais no Litoral Norte.


Fonte: Ascom IMA/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]