A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) deu mais um passo na modernização de seus serviços. Agora, os contribuintes podem realizar, a qualquer momento, dois procedimentos relacionados ao Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD).
O serviço pode ser acessado pela atendente virtual, Nise, no site oficial da Sefaz (https://www.sefaz.al.gov.br/) ou Telegram (@nise_sefaz_al_bot).
Os procedimentos disponíveis incluem a juntada de documentos em processos de ITCD e a emissão de certidão de regularidade nesses processos. Antes, o atendimento era restrito a dias úteis, de segunda a sexta-feira. Para saber mais sobre como realizar os procedimentos, acesse o tutorial em: https://www.sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis.
De acordo com a gerente de atendimento da Sefaz, Ana Karla, a ampliação garante que todos que precisem realizar os procedimentos possam ser atendidos com rapidez e eficiência. “Essa mudança reflete o compromisso da Fazenda de Alagoas com a modernização dos serviços públicos, proporcionando mais comodidade e agilidade aos contribuintes.
Ao solicitar o serviço, a assistente virtual recepciona o pedido e, automaticamente, gera um e-mail direcionado aos servidores responsáveis pelo setor de ITCD.
Em até dois dias úteis, os servidores analisam a solicitação, emitem as certidões necessárias ou anexam os documentos ao processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Após a conclusão, o contribuinte pode acessar o processo diretamente no SEI para conferir os documentos juntados ou retirar a certidão emitida.
Fonte: Agência Alagoas